Publicada em 30/10/2023 às 15h15
Com aparelho de última geração da marca Canon Medical Systems Corporation, com 1,5 tesla de potência, a Prefeitura de Ji-Paraná inaugurou a sala de ressonância magnética do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), nesta segunda-feira (30), no Hospital Municipal Doutor Claudionor do Couto Roriz.
“É um aparelho de última geração que vai atender a demanda de nossa população, com a realização de exames de alta complexidade, de baixo ruído que proporciona conforto para o paciente. É um avanço e mais conforto para aqueles que necessitam deste exame”, ressaltou o Prefeito de Ji-Paraná, Joaquim Teixeira.
O deputado estadual e representante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), Laerte Gomes, informou que destinou R$ 1 mi para a realização de exames para pessoas que serão atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele ressaltou que o aparelho de ressonância magnética vai atender a demanda da região central de Rondônia, com exames específicos e para comprovação de laudos.
O secretário municipal de Saúde (Semusa), Rafael Papa, detalhou que o aparelho é um equipamento de ponta, que avalia de forma específica e precisa dentro de um paciente. Ele salientou que a Prefeitura transformou em realidade esse atendimento que antes exigia um investimento grande para encaminhar pacientes à capital para realização de exames.
CDI
Inaugurado em março de 2023, o Centro de Diagnóstico de Imagem já realizou mais de 33 mil exames e atendeu mais de 16 mil pacientes. Com a sala de ressonância magnética é previsto realizar diariamente 25 exames por dia, mais de 600 exames por mês.
Os laudos serão fornecidos por meio da plataforma digital do Sistema Telelaudo, trazendo economia para o município e preservando o meio ambiente com a redução de impressão das imagens.
Os laudos de Ultrassonografia serão entregues após cada exame de imediato. Os laudos de Urgência e Emergência serão fornecidos em até 6 horas, e os laudos de eletivas em até 10 dias úteis. As imagens serão fornecidas por plataformas digitais.