Publicada em 11/10/2023 às 15h17
Representantes da Prefeitura de Ji-Paraná, Defesa Civil, Universidade Federal de Rondônia (Unir), Faculdade Estácio de Ji-Paraná (Estácio Unijipa), Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil Rondônia (OAB) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise de Resgistro da Região Amazônica (Gerparra) iniciaram a caminhada de conscientização, na terça-feira (10), com moradores ribeirinhas.
A gerente de Vigilância Socioassistencial, Débora Pellenz, ressaltou que o objetivo do projeto é assistir essas famílias em suas totalidades e necessidades, diminuindo assim os riscos de vulnerabilidades. Ela informou ainda que os moradores devem receber os pesquisadores uniformizados e identificados com crachás para sua maior segurança.
O presidente da Colônia de Pescadores Z-9, Emanuel Dantas, informou que é uma etapa importante de conscientização dos residentes em áreas de riscos de enchentes. Ele reforçou que só quem mora perto de rios e regiões alagáveis sabe o desespero que é perder seus bens e até mesmo ficar doente sem condições de ter como sair do local.
Na segunda-feira (16), mais de 30 acadêmicos da Estácio Unijipa estarão preenchendo o questionário com as informações dos ribeirinhas e de suas demandas em caso de enchentes. De acordo com a organização, a estimativa para o levantamento de dados deve ocorrer no prazo de 60 dias.