Publicada em 31/10/2023 às 11h32
Com o objetivo de promover o intercâmbio entre as aldeias, por meio da prática esportiva, a Prefeitura de Ji-Paraná, com ações da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e Turismo (Semictur), vai estar realizando no mês de novembro, o Primeiro Festival Indígena. O evento irá movimentar a modalidade de futebol, no masculino e feminino.
O congresso técnico para tratar dos detalhes referente ao evento, aconteceu na última semana, na sede da Semictur (Subprefeitura). O Primeiro Festival da Amizade Indígena acontecerá na Aldeia Paygap do povo Arara e contará com a participação de quatro equipes masculinas e quatro femininas do povo Gavião em suas diversas aldeias.
De acordo com o secretário da Semictur, Volneio Inocencio, a ideia da realização do evento surgiu em meio a conversa com os indígenas do povo Arara, que declaram amor ao esporte e que sempre fizeram disputas com jogos dentro da própria aldeia. Nunca aconteceu disputas entre aldeias diferentes, ainda que entre a mesma etnia.
“Daí ter surgido a ideia de promover esse evento, que denominamos como Festival da Amizade Indígena, que integrará os dois povos de nosso município neste torneio de futebol nas modalidades feminino e masculino. Agradecemos o Prefeito Joaquim Teixeira, por nos apoiar na realização do evento. E para o próximo ano pretendemos que esse festival se expanda o suficiente e se torne como um torneio pré-olímpico, visando a participação dos mesmos nas Olimpíadas”, frisou Volnei.
Para que esse Festival seja realizado, a Semictur conta com a parceria da Federação de Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO), que estará contribuindo, oferecendo os troféus para os finalistas em ambas categorias. Os jogos acontecerão nos dias 11 e 12 de novembro, na Aldeia Paygap e contará com a arbitragem da Liga Rondoniense de Futebol.