Publicada em 24/10/2023 às 11h00
Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que atuam na região do baixo Madeira, receberam a equipe da Divisão de Gestão de Educação Permanente (Dgep), para uma série de atividades, entre elas o alinhamento de ações e palestra de conscientização sobre assédio moral, sexual e discriminação no ambiente de trabalho.
O trabalho foi realizado entre os dias 16 a 20 de outubro e contemplou os distritos de São Carlos, Nazaré e Calama, onde o Dgep também realizou o monitoramento e acompanhamento do trabalho dos Núcleos de Educação Permanente (NEP) de cada unidade de saúde.
De acordo com Angelita Mendes, gerente do Dgep, o objetivo do trabalho foi sensibilizar e orientar os servidores sobre a importância da educação permanente na melhoria dos processos de trabalho e também do atendimento ao usuário.
Trabalho foi realizado entre os dias 16 e 20 de outubro e contemplou São Carlos, Nazaré e Calama
“Atuamos no alinhamento das ações, informando sobre a importância da elaboração do plano de trabalho semestral bem como de sua execução e comprovação das atividades através de relatórios. Os neps são bem atuantes, cumprem o papel para o qual foram criados, faltava apenas ajustar alguns detalhes para melhorar ainda mais a atuação”, declarou Angelita.
Em Calama, além do trabalho de orientação, também foi realizada a reestruturação do Nep, com a eleição de uma nova coordenação para dar andamento nas atividades. Todas as unidades recebem um kit pedagógico com materiais que facilitam o ensino e aprendizagem, para apoio das ações nos Neps.
CONSCIENTIZAÇÃO
Palestra também abordou as dinâmicas da violência no trabalho
Outra atividade realizada nas unidades de saúde do baixo Madeira foi a palestra de conscientização contra o assédio moral, sexual e discriminação no ambiente de trabalho, ação que a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tem realizado de forma rotineira junto aos servidores.
Jane Carvalho Cardoso, psicóloga e responsável técnica pelos NEPs, explica que a palestra abordou as dinâmicas da violência no trabalho, o que é o assédio, bem como suas classificações e tipologia (assédio moral interpessoal, institucional, vertical, horizontal), e o que não é assédio, além dos canais para denúncias através da Ouvidoria Semusa.
“O tema saúde mental e a importância de falar sobre as emoções também foi abordado. Ao todo, 82 servidores participaram das atividades propostas nos três distritos. Uma adesão considerada muito satisfatória. Essa pauta teve muitas participações e interações em todas as unidades, os servidores aguardavam com ansiedade esse momento”, informa a psicóloga.