Publicada em 26/10/2023 às 14h07
“Bondades” – Em recente reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) o senador do Paraná, Oriovisto Guimarães (Podemos) cobrou do governo e do Congresso que parem de produzir “bondades”, pensando nas eleições e se aprofundem nos cortes de despesas. “Vamos fazer assim: todo e qualquer aumento de despesa, não vamos aprovar mais. Chega de demagogia. Precisamos ser duros. Nós políticos ajudamos a piorar o quadro econômico, porque aprovamos projetos sem fonte de receita. Temos que tomar partido e escolher um lado, o de cortar despesas”, afirmou o senador.
Déficit – Não há dúvidas que as causas e consequências do déficit público crescente irão comprometer o futuro econômico da União, dos Estados e municípios, porque o cenário de aumento de gastos é assustador. “Há hipóteses variadas, mas as chances de um aumento da dívida em relação ao PIB são enormes, assim como de o governo fazer superávit primário são mínimas. O caixa negativo da previdência está crescendo, e aí vem o Congresso com uma proposta para reduzir os encargos das prefeituras. Nós falhamos no dia a dia com essas benesses. E por que as propostas de corte de gastos não chegam?”, argumentou o senador. As possibilidades de vários Estados e inúmeras prefeituras não cumprirem compromissos com servidores e fornecedores no final do ano são enormes, por isso o momento é de cortar gastos.
Cidadania – No sábado (28) e no domingo moradores de Novo Horizonte do Oeste estarão sendo beneficiados com o programa do Governo do Estado, o “Rondônia Cidadã” que oferece serviços essenciais na Escola Estadual Marechal Cândido Rondon. Estarão sendo emitidas 1ª e 2ª vias de RG para pessoas a partir dos 12 anos, 2ª via do CPF e do Título de Eleitor, assistência jurídica, Passe Livre para pessoa idosa ou com deficiência, Carteira de Trabalho Digital, cadastro no programa Mamãe Cheguei, atendimento com nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, entre outros, estão na lista de serviços que serão ofertados das 8h às 16h do primeiro dia e das 8h às 12h do domingo. O Rondônia Cidadã e uma ação da Secretaria de Ação Social (Seas), comandada pela primeira dama Luana Rocha e já promoveu mais de 58 mil atendimentos nas suas diversas áreas em 39 dos 52 municípios. O programa foi criado em 2019.
BR 319 – Segundo o senador do Amazonas Plínio Valério (PSDB), uma capital no seio da Amazônia, como Manaus, com mais de 2 milhões de habitantes não pode ficar refém do capital internacional e das ONGs, que “roubam o direito do povo amazonense de ir e vir”. Manaus tem como única opção de ligação terrestre a BR 319, inaugurada na década de 70, com cerca de 900 quilômetros a Porto Velho. Como a rodovia corta a floreta amazônica a pressão é intensa, através das ONGs e países, que hoje não tem um pé de árvore nativa, para que a ligação seja fechada definitivamente. Em períodos de seca é possível transitar na ligação Manaus a Porto Velho, mas com enormes dificuldades, porque no chamado “Meião” não há asfalto e fica quase impossível a passagem de veículos no período de inverno amazônico (chuvas). Hoje, devido ao período prolongado de estiagem, a navegação está comprometida, a população ribeirinha desabastecida, inclusive sem água potável.
BR 319 II – Em vídeo distribuído nas redes sociais, o senador Plínio Valério é bem direto quando aborda o problema e cita a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, como inimiga e uma pedra no caminho do amazonense. Segundo o senador, “Marina é um instrumento do capital internacional. Ela não tem essa importância que todos pensam que ela tem. Quem tem importância é o dinheiro de quem está por trás dela. No Ibama e na Funai, não manda Lula, não manda Bolsonaro, não manda Temer. Quem manda são as ONGs internacionais, que tem uma engrenagem perfeita que atrapalha o desenvolvimento do Brasil há mais de 40 anos”, afirma o senador, que complementou: “o Brasil tem dinheiro para financiar obras em Cuba, na Venezuela, na Bolívia, mas não tem dinheiro para reabrir uma rodovia que vai tirar mais de 3 milhões de pessoas do isolamento com o seu próprio país”. É o fim da rosca...
Respigo
As funções de Procurador Regional Eleitoral (PGE) do Ministério Público Eleitoral e de substituto junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia já tem os nomes anunciados. Foram nomeados como titular Leonardo Trevisan Caberlon e substituto Bruno Rodrigues Chaves para o período de 1º de novembro deste ano, até 31 de outubro de 2025 +++ E o Palmeiras acordou, acredito que tardiamente, para quem pretende disputar o título do Brasileirão deste ano. O time apresentou um futebol bem diferente de passado recente, jogando pra frente e em busca do gol, na goleada sobre o São Paulo (5x0) na noite de quarta-feira (26) +++ Pelo plantel que tem, mesmo não sendo um Flamengo, tem que jogar para vencer, não para não perder. Parece, que o time e o teimoso do treinador Abel Ferreira acordaram, mas certamente muito tarde, porque será difícil tirar o título do Botafogo.