Publicada em 04/11/2023 às 09h23
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) divulgou, esta semana, o relatório mensal referente à prestação de serviços da Atenção Básica nas sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no mês de outubro, com um registro de mais de 16 mil atendimentos realizados pelos profissionais da saúde em Vilhena.
As UBSs são o ponto de referência na prestação de serviços de Atenção Primária à Saúde. É o local onde as equipes de Saúde da Família desempenham ações de saúde, tanto no âmbito individual quanto coletivo. Estas ações abrangem desde a promoção e prevenção da saúde até o diagnóstico, tratamento e reabilitação, com o propósito de oferecer uma atenção abrangente e integral.
Do total de 16 mil, eles se distribuem entre atendimentos de urgência, consultas agendadas e programadas, além de cuidados contínuos. Esses serviços são realizados em domicílios, instituições, ruas, unidades móveis, instalações socioeducativas e nas próprias UBSs.
Comparado ao relatório de atendimento individual do mês de outubro de 2022, o registro deste ano revela um crescimento de 62% neste período, visto que, no ano anterior, o número de pacientes atendidos foi de 10 mil.
"Esse crescimento reflete o compromisso com o fortalecimento da Atenção Primária, que serve como a principal porta de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) para a comunidade. Agradeço a dedicação dos profissionais e reitero nosso compromisso contínuo em aprimorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde em nossa cidade", ressaltou Wagner Borges, secretário municipal de Saúde.
Semcom