Publicada em 29/11/2023 às 14h17
Prefeito – Apesar de não afirmar publicamente, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) estaria formatando uma candidatura a prefeito de Porto Velho, para as eleições de outubro do próximo ano. Ex-vereador e ex-presidente da câmara de vereadores da capital, Alan Queiroz, que sofreu um grave acidente semanas antes das eleições de 2022, por isso não pode participar intensamente da reta final na campanha, mas conseguiu se reeleger para um novo mandato com pouco mais de 10.500 votos, trabalha nos bastidores a disputa pela sucessão municipal. O Podemos já teria um provável candidato, o presidente regional do partido, ex-deputado federal e atual diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes. Até as convenções para escolha dos candidatos o partido deverá chegar a um consenso.
Mulheres – O programa do Governo do Estado, “Mulher Protegida”, foi modificado. O projeto auxilia financeiramente mais de duas mil mulheres vítimas de violência doméstica com R$ 400 mensalmente. Com quase dois anos de existência, o governador Marcos Rocha (UB) ampliou os repasses os do programa para R$ 600/mês e o prazo de recebimento de seis para doze meses. A Secretaria de Assistência Social (Seas), comandada pela primeira dama Luana Rocha, atende meninos e meninas vítimas de violência doméstica e familiar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, residentes e domiciliadas no Estado com inscrições no Sistema de Cadastro Único. “A prevenção é bem melhor para que possamos evitar que o pior aconteça com esta mulher e seus filhos, buscando ainda, através das capacitações criar um mecanismo de autonomia financeira para elas saírem do ciclo da violência”, argumentou Luana.
Idaron – O fechamento de uma unidade da Agência de Defesa Sanitária Agropastoril do Estado de Rondônia–Idaron na região de Costa Marques, na fronteira com a Bolívia foi motivo de muita discussão na Assembleia Legislativa (Ale), na sessão ordinária da manhã de hoje (29). Rondônia é área livre de vacinação de febre aftosa, o que garante exportação da carne bovina. A Bolívia não. No local, segundo o deputado Ismael Crispin, onde funcionava a Idaron, foi instalado um posto avançado da Sedam (Secretaria de Desenvolvimento Ambiental). “Isso nos preocupa. Por que fechar a Idaron naquela localidade?”, perguntou o deputado Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno).
Vilhena – Apesar de enfrentar problemas com vereadores a situação do prefeito de Vilhena, delegado Flori Cordeiro (Podemos), junto de a população é confortável. A informação é de pessoas da área de comunicação do município, que convive diariamente com os políticos locais e regionais. Apesar de faltar um pouco mais de traquejo político para o prefeito Flori, que assumiu a prefeitura em janeiro deste ano, após a realização de eleição suplementar em 2022, devido à cassação do prefeito do prefeito Eduardo Japonês e também da vice, Patrícia da Glória, ambos do PV, por abuso de poder econômico e práticas de condutas vidadas aos agentes públicos, a administração vai bem. No caso de Flori concorrer à reeleição a expectativa é que não terá dificuldades em conseguir um novo mandato.
Pimentel – O ex-secretário de Estado da Saúde, cargo que também exerceu no município de Porto Velho, e ex-deputado estadual, Williames Pimentel foi nomeado pelo presidente Lula da Silva (PT) como diretor da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (Agsus), conforme publicação no “Diário Oficial da União” esta semana. Pimentel é uma das lideranças do MDB em Rondônia e já concorreu à Prefeitura de Porto Velho, nas eleições de 2020 e ficou com a sétima colocação. Seu nome é o mais comentado no partido e também junto as lideranças políticas da capital como provável candidato a prefeito nas eleições de outubro do próximo ano. Exigente e determinado em suas ações, Pimentel deixou um trabalho eficiente nas suas passagens pela difícil área da saúde na Prefeitura de Porto Velho e no Governo do Estado.
Respigo
Como se previa, a sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ale) da manhã de hoje (29) foi longa. Os trabalhos foram abertos no horário regimental (9h30) e, após alguns pronunciamentos foi suspensa e, até o fechamento da coluna, por volta das 14h, ainda não tinha recomeçado +++ Um dos itens a ser discutido e votado, o Orçamento do Estado para 2024, trabalho que deveria ser concluído até 15 de novembro, junto com o Plano Plurianual (PPA) por ser o primeiro ano da atual legislatura pode estar na pauta de hoje. Como ainda, tramita nas comissões permanentes da Casa de Leis, devido a mudanças no material encaminhado anteriormente, a previsão é que a reunião entre pela noite e a expectativa é grande +++ Hoje temos vários jogos pelo Brasileirão com destaques para Palmeiras e América Mineiro (20h30), Flamengo e Atlético Mineiro (18h30) e Santos e Fluminense (18h). Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro estão de olho no título.