Publicada em 18/11/2023 às 09h36
Profissionais e estudantes de Comunicação e Jornalismo em Rondônia têm um encontro marcado na segunda edição do Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense, o CANOAR. Organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o evento será realizado presencialmente no auditório Paulo Freire, no campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho, de 20 a 23 de novembro.
O CANOAR proporcionará um espaço de encontro para estudantes, jornalistas, pesquisadores, profissionais de comunicação e demais interessados, abordando temas relevantes sobre o mercado local e regional, bem como os desafios da profissão.
A programação incluirá mesas de debates com convidados regionais, atividades culturais e apresentações artísticas. No dia 22, o evento oferecerá minicursos direcionados para os estudantes, ampliando suas habilidades práticas.
Destaques da Programação:
Segunda:
- Mesa-redonda sobre 'Jornalismo e Meio Ambiente' com participação de Daniel Nardin, Francisco Costa, Montezuma Cruz e Ricardo Gilson, mediada por Larissa Zuim.
- Apresentação artística pela poetisa Uélida Castro e exposições de fotografias de Marcela Bonfim.
Terça:
- Mesa-redonda sobre 'Investigação e Visualização de Dados' com Fábio Diniz, Vitória Régia, Vilso Santi e Willian Robson, mediada por Carlos Guerra Júnior.
- Apresentações artísticas por Quetlen Caetano, Velhote MC, MChris e JG.
Quarta:
- Oficinas práticas para alunos de Jornalismo, abordando temas como Construção de um Olhar Fotodocumental, Técnica e Fundamentos do Fotojornalismo, Design Gráfico, Edição de Áudio e Storytelling para Assessoria de Comunicação.
Quinta:
- Mesa-redonda sobre 'Pesquisa em Comunicação na Amazônia Ocidental' com Francisco Aquinei, Vilso Santi e professores do programa de pós-graduação em comunicação da UNIR, mediada por Allysson Martins.
- Apresentações artísticas por Alt-Benji e Jhuka Andrade.
Conceito da Marca:
A sigla CANOAR, além de ser uma abreviação, simboliza a canoa, representando os deslocamentos e interações na Comunicação e Jornalismo. O professor Samilo Takara, membro da organização, explica que o nome sugere movimento, dinâmica e conexões possíveis pela navegação e comunicação.
A marca, criada pelo jornalista e designer Leony Lima, busca uma estética que remete à Amazônia, com cores e texturas em diálogo com o design contemporâneo. A canoa navegando por ondas alaranjadas e sinais de wi-fi complementam o verde da tipografia, com detalhes rústicos, evocando o entalhe de madeira.
Detalhes do Evento:
- Quando: 20 a 23 de novembro
- Local: Auditório Paulo Freire, campus José Ribeiro Filho em Porto Velho
- Horário: A partir das 18h30
- Entrada: Gratuita
- Inscrições: sigaa.unir.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf
- Público-alvo: Jornalistas, publicitários/as, estudantes de Jornalismo/Publicidade e Propaganda, professores e público em geral.