Publicada em 13/11/2023 às 15h18
Porto Velho, RO – Os governadores dos estados da região amazônica demonstraram unidade na última sexta-feira (10) ao assinarem uma declaração de apoio à Frente Parlamentar em defesa da Pavimentação da BR-319. O ato simbólico ocorreu durante o 26º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, destacando a importância estratégica da recuperação da rodovia federal para o desenvolvimento da região.
Subscreveram o documento os governadores Wilson Lima (Amazonas), Antônio Denarium (Roraima), Gladson Cameli (Acre), Helder Barbalho (Pará), Clécio Vieira (Amapá), Wanderley Barbosa (Tocantins) e Carlos Brandão Júnior (Maranhão). O governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, do PL, enfatizou a relevância da pavimentação da BR-319 em uma mensagem direcionada à população de seu estado.
"Olá amigos e amigas de Rondônia! Todos os governadores da Amazônia Legal assinaram uma carta ressaltando a importância e solicitando a pavimentação da BR-319. Todos sabem a importância dessa obra para o desenvolvimento dos Estados amazônicos, atualmente, a BR-319 é praticamente intrafegável, dificultando o escoamento de mercadorias. Desde 2019, essa é uma das principais solicitações minha junto ao Governo Federal. Acredito que para realizar essa pavimentação, temos condições de unir a preservação ao meio ambiente e o progresso. Por isso não podemos mais esperar, precisamos unir forças para tornar essa obra realidade. BR-319 já! Forte abraço e estejamos todos com Deus!", afirmou Marcos Rocha.
A declaração conjunta dos governadores destaca que a recuperação da BR-319 é vital para o desenvolvimento social e econômico da Amazônia, contribuindo significativamente para a integração da região ao resto do país. O documento ressalta a condição precária da estrada, que atualmente dificulta o transporte de pessoas e mercadorias, além de representar um risco para a segurança dos usuários.
A importância estratégica da recuperação da BR-319 para a logística da região Norte também é enfatizada, permitindo o escoamento terrestre da produção agrícola, mineral e florestal da Amazônia. A criação da Frente Parlamentar em defesa da Pavimentação da BR-319 já havia sido discutida durante uma reunião na quinta-feira (9), organizada pela Associação PanAmazônia e o governo de Roraima, com a participação de empresários do Amazonas.