Publicada em 08/11/2023 às 15h39
O governo da Itália anunciou o envio à costa da Faixa de Gaza de um navio equipado com um hospital. O ministro da defesa italiano, Guido Crosetto, informou a medida nesta quarta-feira (8/11).
De acordo com informações da agência de notícias Sky News, o navio irá para a região do conflito com uma equipe de 170 pessoas. No grupo, estão 30 tripulantes treinados para emergências médicas.
O representante ainda afirmou que o governo italiano trabalha para enviar um hospital de campanha a Gaza. O território palestino está imerso em uma crise humanitária desde a escalada do conflito entre Israel e o Hamas.
A Agência das Nações Unidas de Assistência e Trabalho para Refugiados Palestinos (Unrwa) afirmou, nessa terça-feira (7/11), que 70% dos palestinos da Faixa de Gaza foram obrigados a deixar suas casas.
Segundo o órgão das Organização das Nações Unidas (ONU), o número de pessoas deslocadas após o início do conflito, em 7 de outubro, gira em torno de 1,5 milhões e mais da metade estão abrigadas em instalações da Unrwa.
Brasileiros em Gaza
A passagem de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, tem sido buscada por estrangeiros e palestinos feridos desde 1º de novembro. No entanto, apenas têm autorização para cruzar a fronteira aquelas pessoas cujos nomes constam em uma lista elaborada por autoridades do Egito e de Israel — ela é divulgada a cada dia.
Até o momento, as autoridades liberaram seis listas, com centenas de nomes. Em nenhuma delas, porém, constavam os 34 brasileiros e familiares que seguem à espera de autorização para deixar a região.
A passagem de Rafah, na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, foi fechada, nesta quarta-feira (8/11), por motivos de segurança. A informação foi confirmada pelo porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA), Vedant Patel.