Publicada em 23/11/2023 às 09h09
O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, afirmou que, caso queira comparecer à posse, em 10 de dezembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “será bem-recebido”. O comentário ocorreu em entrevista ao programa TV A Dos Voces, do canal Todo Notícias, na noite desta quarta-feira (22/11). “Se Lula quiser vir, será bem-recebido. Ele é presidente do Brasil”, destacou Milei.
A fala de Milei se dá após um período de animosidades entre ele e Lula. O recém-eleito presidente da Argentina chamou o mandatário brasileiro de “comunista, ladrão e corrupto”. Lula respondeu que “não tem que gostar do presidente” argentino nem dos governantes dos demais países sul-americanos.
Segundo o petista, as relações devem priorizar políticas de Estado, em busca de um acordo em defesa de interesses comuns.
A transição do governo argentino começou, com o encontro do candidato vencedor, Milei, e o atual ocupante da Casa Rosada, Alberto Fernández, na manhã da terça-feira.
O Brasil ainda não definiu quem vai representar o governo federal na cerimônia — e o ex-presidente Jair Bolsonaro já prepara comitiva para comparecer à cerimônia.
Na terça, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, foi anunciado como o representante brasileiro na posse do novo presidente do Equador, Daniel Noboa. A cerimônia ocorrerá nesta quinta-feira (23/11).