Publicada em 21/11/2023 às 15h24
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou, nesta terça-feira (21/11), a necessidade de abertura de mais concursos públicos para ampliar o número de trabalhadores dos ministérios. O petista disse ser uma forma de “dar visibilidade aos segmentos sociais no Brasil”.
“Até hoje não recompusemos o quadro de funcionários. Obviamente teremos que fazer concursos para poder preencher e atender [demandas]. Como você vai combater o desmatamento, as queimadas, o crime organizado?”, questionou no Conversa com o Presidente.
Para Lula, recriar as pastas é “muito importante para a relação com a sociedade” e ressaltou a importância de ministérios como o da Igualdade Social, Direitos Humanos e da Mulher.
“São pessoas que estão se transformando em sujeitos da história que não querem continuar sendo coadjuvantes”, falou. “É um jeito de dar visibilidade aos segmentos sociais que existem neste país”, completou.
Reconstruir o país
Nas últimas semanas, o presidente tem criticado o estado do Brasil quando assumiu a Presidência e o trabalho para “reconstruir” os ministérios.
“Encontramos este país semidestruído, praticamente todos os ministérios tiveram que ser reconstruídos, porque o que fizeram neste país não foi pouca coisa. Se envolveu quase R$ 300 bilhões para ver se ganhavam as eleições e, mesmo assim, o povo teve coragem de rejeitar, porque o que foi feito com a economia brasileira foi um crime, quem sabe um dia o Ministério Público faça a denúncia e as coisas sejam julgadas”, afirmou o presidente em referência ao governo de Jair Bolsonaro (PL).
Na ocasião, Lula também falou da necessidade de abrir mais concursos públicos para os ministérios, porque alguns “têm metade dos funcionários que tinha 15 anos atrás”.