Publicada em 08/11/2023 às 17h01
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMT), segue trabalhando na implantação de rotatórias na cidade. Estão sendo construídas novas intervenções em vias do 1º distrito. A ação tem como objetivo reduzir acidentes, melhorar a fluidez no trânsito e limitar a velocidade dentro do perímetro urbano.
Estão em construção novas rotatórias nos cruzamentos das avenidas 6 de Maio com a Dom Augusto (bairro Centro), 2 de Abril com 6 de Maio, Ji-Paraná com Mato Grosso, além de outra na avenida Ji-Paraná com Oscarina Marques, as três últimas no bairro Urupá. Nestes locais, os trabalhos estão em fase de preenchimento dos canteiros circulares. Após receber a terra, a AMT em parceria com empresas privadas fará a ornamentação dos espaços.
Localizada em frente a Escola Estadual Rio Urupá, a rotatória da Ji-Paraná com a avenida Mato Grosso, recebe uma atenção especial. Ela recebeu sinalização vertical e horizontal, com reforço de tachões refletivos de solo, para reduzir a velocidade dos veículos, além da implantação de semáforo, com sinal de alerta (amarelo, piscando).
Nesta semana, a equipe da AMT está trabalhando também na construção de uma nova rotatória no cruzamento da avenida Menezes Filho com JK, bairro, bairro 2 de Abril. Neste local, a obra está em fase inicial, com o canteiro circular pronto, agradando o enchimento com terra. A outra rotatória a ser implantada será na avenida Monte Castelo, com 2 de Abril, ainda em fase de marcação.
De acordo com o presidente da AMT, Oribe Alves Júnior, as rotatórias foram criadas para melhorar a mobilidade urbana, oferecendo um trânsito mais fluido e seguro que os cruzamentos equipados apenas com semáforos. “Trabalhando em parceria com empresas privadas, em Ji-Paraná, estamos usando essa solução de engenharia de tráfego como um espaço para exposição de obras artísticas e embelezamento da cidade”, informou.
Ainda segundo Oribe Júnior, as empresas que já firmaram parceria para ornamentação e manutenção dos espaços são; Imobiliaria Nogueira (rotatória da 6 de Maio com Dom Augusto); Depósito de Areia Lopes (Rotatória da 6 de Maio com 2 de Abril); Jorjão Oxigênio (rotatória da Ji-Paraná, com Mato Grosso); Dr. João Durval empreendimentos (rotatória da Ji-Paraná com Oscarina Marques).
No cruzamento da avenida Monte Castelo com 2 de Abril, a nova rotatória a ser construída deverá receber uma fonte luminosa. A Prefeitura Municipal, por meio da AMT ficará responsável por este espaço. Para as demais intervenções, a AMT ainda busca parcerias. Qualquer empresa interessada em contribuir, é só procurar a Autarquia Municipal de Trânsito, na Subprefeitura, situada à avenida Ji-Paraná, antigo Fórum.
Fotos: Talita Luana