Publicada em 09/11/2023 às 17h01
O “Novembro Afro de 2023” está sendo programado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. O tema será “Quilombo, Favela e Periferia: a longa busca da cidadania”. O evento será uma oportunidade para explorar as contribuições e desafios enfrentados por essas comunidades ao longo dos anos.
A programação será ao longo do mês de novembro, com atividades nos dias 10, 14, 16 e 17/11. O evento será no próprio IFRO Campus Porto Velho Calama, com a conferência de abertura no dia 10 de novembro, às 18h30, no auditório, a ser ministrada pelo ativista social Leonardo Péricles. O tema da palestra é o “O lugar do negro na sociedade brasileira”, visando a abrir discussões sobre a história e o papel dos afro-brasileiros na construção da sociedade.
No dia 14 de novembro, o evento apresentará uma mesa-redonda no auditório, às 18h30. Com o tema “As insurgências negras em Porto Velho-RO”, contará com a participação da Mestre Historiadora Nábila Raiana Pimentel e do Jornalista Hebert Novaes, que é também o presidente da CUFA-RO (Central Única das Favelas). A mediação será realizada por Virgínia do Amaral, do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas).
A programação se estende até o dia 17 de novembro, quando acontecerão oficinas de arte e cultura Afroamazônicas, focado em percussão e agogô. As oficinas serão realizadas na Sala de Dança do Complexo Poliesportivo, a partir das 14 horas, com coordenação da Professora Alyne Lourenço.
O Professor de História e idealizador do evento, Uilian Nogueira de Lima, diz que o evento promete ser uma experiência enriquecedora para todos os participantes, proporcionando um espaço para celebrar a cultura afro-brasileira, aprender com especialistas e engajar-se em conversas significativas sobre justiça social. “O Novembro Afro de 2023 é uma celebração e uma oportunidade de aprendizado. Queremos destacar o papel essencial das comunidades de quilombos, favelas e periferias na busca contínua pela cidadania plena. Estamos comprometidos em fomentar reflexão e ação contra o racismo em todas as suas formas, promovendo um ambiente de diálogo e compreensão”, finaliza o Professor Uilian.