Publicada em 28/11/2023 às 15h16
OVaticano confirmou esta terça-feira que o Papa Francisco não vai à COP28, a cimeira pela ação climática que se realiza no Dubai entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, organizada pelas Nações Unidas.
O cancelamento da viagem surge depois de o Papa ter sentido sintomas de gripe durante os últimos dias, forçando o líder da Igreja Católica a cancelar alguns compromissos. No entanto, o Vaticano garantiu na segunda-feira que Francisco encontrava-se melhor e que iria tentar retomar reuniões e compromissos, incluindo a viagem até ao Dubai.
O Papa tem feito questão de intensificar os seus apelos por justiça climática e por medidas mais ambiciosas para combater a crise climática, sendo que esta seria a primeira vez que o sumo pontífice marcaria presença numa COP.
O papa teve vários problemas de saúde nos últimos anos e meses.
Mais recentemente, esteve "um pouco constipado" no início deste mês, mas continuou com todos os seus compromissos conforme planejado.
A saúde de Francisco tem sido motivo de debate desde que deixou claro que estaria preparado para renunciar se a doença o impedisse de fazer o seu trabalho, tal como o seu antecessor Bento XVI fez de forma surpreendente, em fevereiro de 2013.