Publicada em 03/11/2023 às 10h59
Como era esperado, uma multidão se dirigiu aos cemitérios neste Dia de Finados (2), para prestar homenagem aos entes queridos. E a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), atuou para assegurar melhorias nesses locais, permitindo que as famílias pudessem acessar todos os espaços.
"Ainda no mês de maio, a Semusb iniciou um grande mutirão de limpeza nos cemitérios dos Inocentes, no Santo Antônio e na Candelária, com roço do mato, varrição, rastelamento, retirada de material e outros serviços. Em seguida, fizemos a pintura, iluminação em alguns pontos, reconstrução de parte do muro do Santo Antônio e deixamos uma equipe fixa para dar a manutenção", explicou o secretário da Semusb, Cleberson Pacheco.
A capela e o cruzeiro no Santo Antônio foram pintadas e a iluminação melhorada. O mesmo ocorreu no Inocentes. "A determinação do prefeito Hildon Chaves e do secretário Cleberson é de que a Semusb fizesse uma limpeza completa nos cemitérios, incluindo os corredores e os acessos, mas também os túmulos, jazigos e covas", explicou o diretor da Divisão de Cemitérios da Semusb, Moizés Soares.
TRANSPORTE
Além de preparar e melhorar os locais para a visitação das famílias, a Prefeitura também atuou para garantir outros serviços. É o caso do aumento da frota para facilitar o acesso aos cemitérios da cidade, principalmente na linha do Triângulo, que transporta passageiros até o Cemitério de Santo Antônio.
Também receberam reforço as frotas Campus Unir e Ulisses Guimarães via BR, que fazem trajeto até os cemitérios Recanto da Paz e Jardim da Saudade. A Semtran também atuou controlando o trânsito nas imediações dos cemitérios, com a sinalização e presença de viaturas e agentes de trânsito.
AMBULANTES
A Semusb cadastrou 35 vendedores ambulantes, que comercializaram nas imediações dos cemitérios. A venda de flores, arranjos, velas, comida e bebidas não alcoólicas foi liberada, por meio de Licenciamento Eventual.
MISSAS E CULTOS
As capelas dos cemitérios foram ocupadas por fiéis da Igreja Católica, com a realização de terços e celebração de missas. No cruzeiro, que teve a cruz e todo o espaço pintados, muitos acendiam velas, em homenagem aos entes que se foram.
Evangélicos de diferentes denominações também distribuíam de material com mensagens de fé e realizam orações e louvores.