Publicada em 23/11/2023 às 10h28
Porto Velho, RO – No final de junho deste ano, por maioria de votos (5 a 2), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou a inelegibilidade do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, do PL, por oito anos, contados a partir das Eleições 2022.
Em suma, Bolsonaro está “engessado”, eleitoralmente falando, até 2030. Segundo a assessoria do TSE, o julgamento reconheceu a prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros no dia 18 de julho do ano passado. Walter Braga Netto, que compôs a chapa de Bolsonaro à reeleição, foi excluído da sanção, uma vez que não ficou demonstrada sua responsabilidade na conduta. Nesse ponto, a decisão foi unânime.
Seguindo a “previsão” do colega de bancada Marcos Rogério, do PL, o deputado federal Coronel Chrisóstomo, seu correligionário, também aposta que Bolsonaro, mesmo inelegível, será candidato à Presidência da República em 2026.
Ao usar a Tribuna da Câmara dos Deputados para exaltar a vitória de Javier Milei na Argentina, o congressista sacramentou:
“Eu vou chutar aqui, eu vou chutar! Eu vou dar um chute: eu acho que o Bolsonaro vai ser candidato. É um chute meu! Eu acho que o Bolsonaro vai ser, rapaz! Nós vamos mudar este Brasil! Eles já estão com medo! A Argentina mudou! O Brasil, não sei, não... Esta é a minha opinião, Brasil!”, confira.
Sobre a possível ida de Lula à Argentina, o militar anotou:
“Eu quero até saber o seguinte: será que esse barbudinho vai à posse do Milei? Eu acho que ele não vai. Brasil, eu vou apostar com vocês que ele não vai”,
Javier Milei já se pronunciou sobre eventual ida do presidente do Brasil à posse, e disse que, caso queira ir, Lula seria bem-vindo à cerimônia.
CONFIRA:
VEJA O DISCUROS EM TEXTO:
O SR. CORONEL CHRISÓSTOMO (PL - RO. Sem revisão do orador.) - Olá, Rondônia! Olá, Brasil!
Presidente, obrigado por esta oportunidade. Solicito a V.Exa. que o meu discurso, a minha fala vá ao programa A Voz do Brasil para chegar ao meu povo lá na Amazônia.
Srs. Parlamentares, é com tristeza que digo ao Brasil e a minha Rondônia que esse senhor que ocupa a cadeira do Planalto, esse senhor barbudinho, é mentiroso. Ele disse que ia apoiar os pobres. Os senhores que estão sentados aí sabem disso. "Eu gosto de pobre. Eu quero ajudar o pobre. Eu vou ocupar a cadeira e vou ajudar o pobre no Brasil. Não vai haver mais fome." Ô homem mentiroso, rapaz!
Agora, o Bolsa Família não vai receber o abono de Natal. Os senhores sabem disso, e os senhores não defendem...
Quanto ao abono de Natal, ele disse: "Não! Comigo não tem abono de Natal, não tem 13º salário! Não tem!" Não vai ter abono, Brasil! E não vai ter 13º!
Esse é o Governo que está aí, de um barbudinho mentiroso e, ainda por cima, ex-presidiário! É uma vergonha para nós. E ninguém fala o contrário, porque não tem palavra para dar retorno. Sabem quem vai sofrer? São as 128 mil famílias!
14:56
Eu acho que o som está com um problema.
O SR. PRESIDENTE (Gilberto Nascimento. Bloco/PSD - SP) - Deputado, talvez... Eu acho que mexeu um pouquinho aí.
O SR. CORONEL CHRISÓSTOMO (PL - RO) - Eu peço a V.Exa. que reponha o tempo.
O SR. PRESIDENTE (Gilberto Nascimento. Bloco/PSD - SP) - O.k.,claro, eu reponho.
O SR. CORONEL CHRISÓSTOMO (PL - RO) - Então, no meu Estado, em Rondônia, 128 mil famílias que dependem do Bolsa Família não terão abono de Natal, porque o mentiroso disse que não vai dar. Sabem por quê? Porque ele ama pobre — de longe, distante —, gosta de pobre lá do outro lado! Enquanto ele, do lado da riqueza, do lado da "Esbanja", adora uma riqueza, ainda mais fora do Brasil.
Ó, povo irresponsável! Brasil, que tristeza este Governo! Tomara que passe logo! Está na hora! Fora, Lula! Fora, Lula! Está na hora de ir embora, rapaz! Você está estragando a nossa Nação!
Olhem uma notícia boa da Argentina: ninguém mais fala, a Esquerda não fala mais da Argentina.
Srs. Parlamentares, Brasil, Rondônia, a Esquerda não fala mais da Argentina, porque levaram um cassete! Levaram um cassete do Milei! E o Milei é da Direita, é igual ao Bolsonaro, rapaz! E os dois estão unidos! Bolsonaro e Milei estão unidos para mudar esta América Latina, porque a Direita tem lugar aqui! Esta Esquerda não vale nada, tem que sair desses países que merecem um representante à altura dos nossos povos! Infelizmente, nós temos alguns ainda, inclusive no Brasil, um dirigente que não serve para nada a não ser para afundar e prejudicar os pobres na nossa Nação! Que tristeza!
E o Milei, cada vez mais, aproxima-se do Presidente Bolsonaro. Rapaz, esta Esquerda... Eu quero até saber o seguinte: será que esse barbudinho vai à posse do Milei? Eu acho que ele não vai. Brasil, eu vou apostar com vocês que ele não vai! Se ele for, ele não desce no aeroporto, porque ele vai levar vaia na saída do aeroporto! Ele não vai, eu tenho certeza de que não vai. Agora, o Bolsonaro, já arrumou a mala — o Presidente Bolsonaro! Nós queremos ir com o senhor também unidos, juntinhos, porque a Direita está unida no Brasil, e nós vamos vencer! Aguardem!
Eu vou chutar aqui, eu vou chutar! Eu vou dar um chute: eu acho que o Bolsonaro vai ser candidato. É um chute meu! Eu acho que o Bolsonaro vai ser, rapaz! Nós vamos mudar este Brasil! Eles já estão com medo! A Argentina mudou! O Brasil, não sei, não... Esta é a minha opinião, Brasil!
O SR. PRESIDENTE (Gilberto Nascimento. Bloco/PSD - SP) - Eu peço a V.Exa. que conclua, Deputado, por favor.
O SR. CORONEL CHRISÓSTOMO (PL - RO) - Eu acho que o Presidente Bolsonaro está preparando a mala para ir lá com o Milei. Está indo lá, não é, Bolsonaro?
Você é o cara, rapaz! O Brasil quer você! O Brasil precisa de você, Presidente, porque este, que está aí, só afunda esta Nação, é um irresponsável! Ô, ex-presidiário irresponsável!
Brasil, fora Lula!