O evento ocorrerá em dois momentos, ambos presenciais. O primeiro deles, uma palestra no auditório do Tribunal, das 9 às 11h, para apresentar o IGMA. Todos os servidores do Tribunal e do Ministério Público de Contas (MPC-RO) são convidados a participar.
As inscrições estão abertas pelo sistema Sophos, da Escola Superior de Contas, disponível neste link: https://sophos.tcero.tc.br/.
Já das 14 às 18 horas, está programada uma oficina no laboratório de informática da Escola Superior de Contas (ESCon). Essa atividade é destinada aos servidores envolvidos nas atividades de fiscalização e controle.
O QUE É O IGMA
O Workshop sobre o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) está alinhado com o Acordo de Cooperação Técnica n. 05/2023/TCERO, celebrado entre o Tribunal de Contas e o Instituto Aquila de Gestão.
Essa iniciativa representa um esforço do Tribunal para capacitar seus servidores, visando aprofundar o entendimento dos pilares do IGMA e sua aplicação nos municípios, utilizando a plataforma desenvolvida pelo instituto e os dados públicos tratados pelo TCE-RO.
O objetivo central da capacitação é habilitar os profissionais de controle externo na avaliação da gestão municipal, de acordo com a metodologia IGMA, considerando os seguintes pilares estruturais: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Vale ressaltar que o IGMA desempenha um papel fundamental na atividade de fiscalização e controle do Tribunal de Contas, proporcionando uma avaliação abrangente e padronizada do desempenho da gestão pública municipal.
Além disso, permite o monitoramento contínuo do progresso das administrações municipais com base em seus pilares, contribuindo para a identificação de riscos na gestão municipal e auxiliando no processo de seleção das ações de fiscalização.
Todos os conhecimentos e informações da ação educacional serão repassados pelos professores Rodrigo Carpina, especialista em desenvolvimento de soluções voltadas para os setores público e privado com a aplicação de “business intelligence” (BI), e Afonso Valle, consultor sênior e gerente de projetos do Instituto Aquila.