Publicada em 09/11/2023 às 15h15
O trabalho de “Toxinfecção alimentar em Ji-Paraná: Investigação de medidas de controle”, apresentado pelos servidores da Vigilância Sanitária (VS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), se destacou em 1º lugar na 3ª Jornada de Iniciação Científica. O simpósio foi promovido pela Faculdade de Medicina de Ji-Paraná (Famejipa), na segunda quinzena de outubro, pelo Instituto de Educação Médica (Idomed).
De acordo com o diretor e médico veterinário da VS, Henrique Carvalho, o trabalho científico relatou as medidas de controle do surto de infecção alimentar, após várias pessoas ingerirem alimentos contaminados em um determinado restaurante. Ele informou que a situação ocorreu em 2022, e foi base de estudo para procedimentos de investigação e controle de epidemias.
Neste caso, várias pessoas foram encaminhadas para Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e duas, em estados mais graves, para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A equipe da Vigilância Sanitária em parceria com os servidores da epidemiologia da Semusa agiram rapidamente para eliminar o risco de contágio da população na época.
A equipe que apresentou o projeto foi composta pelos médicos veterinários Henrique Carvalho e Rafael Abreu, o médico Hugo Vasquez, e as fiscais do departamento Sandra Santos e Regina de Lima.