Publicada em 11/12/2023 às 14h05
Navegação – A normalidade, ainda, não foi restaurada no sistema de navegação no Rio Madeira, devido a longa estiagem, mas a noturna, que estava suspensa, foi revogada, através de portaria da Capitania Fluvial de Porto Velho, no trecho entre Porto Velho e a Passagem Uruá, em Nova Aripuanã. A diurna continua limitada, com as embarcações operando na rota a Manaus com cargas mínimas, porque a permanência do nível do Madeira acima dos 4 metros, ainda, não permite a liberação total. A seca deste ano preocupa para o futuro, pois as expetativas para o mesmo período em 2024 é que a estiagem será maior.
Dívidas – A situação econômica de boa parte dos brasileiros não é das melhores. Principalmente quem tem dívidas de cartão de crédito. Pesquisa do Instituto Locomotiva e MFM Tecnologia apresenta dados preocupantes. Oito em cada dez famílias brasileiras estão endividadas e, um terço têm dívidas acumuladas. O campeão no endividamento dos brasileiros é o cartão de crédito que responde por 60% dos débitos abertos neste ano. Em 2022 foram 56%. A pesquisa também aponta, que dívidas em bancos e financeiras também cresceram. A expectativa de equilíbrio no setor, é com a chegada do 13% e de ganhos extras de final de ano com abonos, que podem amenizar a situação. É importante lembrar, que em dezembro, mesmo com o orçamento crescendo, as famílias gastam mais. Os brasileiros são “alérgicos” a planejamento financeiro, por isso se “enterra” em dívidas e, em alguns casos, impagáveis.
Confraternização – Já na sua 11ª edição à Festa dos Jornalista, de final de ano, foi das mais movimentadas. A sede da OAB-RO esteve lotada pelos profissionais da capital e do interior, que se reuniram para comemorar mais um ano de trabalho. Como sempre com o comando da competente, dedicada e eficiente Yale Dantas, realmente uma pessoa “fora de série”, os colegas jornalistas se deliciaram com uma ótima feijoada, beberam chope Church, refrigerantes da Dydyo, participaram de um bingo, se divertiram com a música e tiveram a oportunidade de ajudar famílias carentes com doação de alimentos. Parabéns à Yale, eficiente como “Dantes”, aos patrocinadores e apoiadores que foram fundamentais para o sucesso da festa.
Abono – Servidores da Assembleia Legislativa (concursados, efetivos e comissionados estarão recebendo um abono de Natal de R$ 3 mil. Como não poderia deixar de ser o anuncio, na manhã de hoje (11), pelo presidente da Ale, Marcelo Cruz (Sem Partido-PVH) foi festivamente bem recebido pelos beneficiados. E não poderia deixar de ser, bem diferente de um ex-presidente, que durante os dois anos não disse “Feliz Natal e Próspero Ano Novo” para os servidores da Casa de Leis. O secretário executivo da Ale-RO, Carlos Manvailer, que estava participando da solenidade festiva de final de ano, no auditório, inclusive com sorteios de presentes encaminhados pelos deputados aos servidores, foi convocado para preparar a documentação para ser votada. Se necessário for, será convocada extraordinária para que o abono seja pago até o próximo dia 20. O 13º está programado para estar na conta dos servidores na terça-feira (12).
Ji-Paraná – Na terça-feira (12) o STF julgará a situação do prefeito afastado de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (UB), que pretende voltar ao cargo. Isaú está fora da prefeitura desde julho último acusado de desvio de recursos. A defesa do prefeito alega, que o afastamento de Isaú possui “ausência de fundamento para a fixação de medidas cautelares pessoais e falta de inícios de participação de Isaú Fonseca. Também alegou, que “a autoridade coatora se valeu de uma tentativa de imputação objetiva para atribuir delitos ao paciente, inexistindo qualquer elemento de prova concreto apto a lhe vincular a esses fatos”. O vice-prefeito Joaquim Teixeira (MDB) responde pelo cargo e, caso Isaú não consiga o retorno poderá concorrer à reeleição em outubro do próximo ano com amplas chances de sucesso.
Respigo
Para quem gosta de futebol na TV o final de ano é sempre ruim. Acabaram os campeonatos regionais, o Brasileirão A, na última semana, que teve o Palmeiras como bicampeão e daqui até fevereiro é só reprises, reprises, reprises +++ Por enquanto o vôlei, para quem gosta de esportes, vem quebrando o galho com as superligas Masculina e Feminina. Mas na semana que antecede ao Natal (a próxima) teremos somente as “peladas” dos boleiros, jogos beneficentes, amistosos “caça-níqueis” e nada mais +++ No interior o policiamento ostensivo-preventivo foi ampliado pela Polícia Militar (PM). Devido a movimentação enorme de volume de dinheiro no mercado, com pagamento de 13º de empresas públicas e privadas os marginais passam a agir com maior intensidade +++ É importante que em Porto Velho, a PM também coloque os batalhões nas ruas. Diariamente estão ocorrendo assaltos, inclusive no centro da cidade, às imediações dos bancos demonstrando a ousadia dos marginais.