Publicada em 29/12/2023 às 10h04
Uma missa de um ano de morte será celebrada em homenagem a Pelé na noite desta sexta-feira, em Três Corações, terra natal do Rei do Futebol. A celebração acontece às 19h na Matriz Sagrada Família.
A celebração que homenageia Edson Arantes do Nascimento foi agendada pela prefeitura da cidade do Sul de Minas, onde Pelé viveu até os três anos de idade.
Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos. Ele ficou internado por um mês no hospital Albert Einstein, em São Paulo. A internação ocorreu em virtude de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon. O hospital anunciou a morte na tarde daquela quinta-feira.
Memórias na cidade natal
A memória e a mística do local em que Pelé nasceu e viveu até os três anos continuam mantidas na chamada Casa Pelé, em Três Corações.
O imóvel foi inaugurado em setembro de 2012 e marcou também a data em que o Rei esteve na cidade pela última vez. O local é uma réplica construída no mesmo terreno onde a antiga casa era localizada.
A casa foi reconstituída com os mínimos detalhes possíveis de como era a vida do pequeno Edson em meados de 1940: portão de maneira, cômodos simples e pequenos, fogão à lenha e muitas lembranças.
O endereço da casa é fácil de decorar e para isso basta ser dito uma vez: rua Edson Arantes do Nascimento, número 1.000. O imóvel costuma receber pessoas de todos os cantos do Brasil e de diversos países.
Visita inaugural
O dia 29 de setembro de 2012, além da inauguração da casa, marcou também a última vez que Pelé esteve em Três Corações depois que deixou a cidade aos três anos.
Ele chegou de avião na vizinha Varginha (MG) e depois seguiu de carro para a cidade onde nasceu em 21 de outubro de 1940.
Por ter deixado a cidade muito jovem, o Rei frisava, durante a visita, que só se lembrava das jabuticabeiras que ficam no local.
Um mês e dois dias depois da abertura da Casa Pelé, uma nova estátua foi inaugurada na cidade: a de dona Celeste Arantes do Nascimento, ainda grávida de Pelé, sentada entre os dois pés de jabuticaba.