Publicada em 19/12/2023 às 14h33
Pesquisadores da UC Davis, da Fundação Baleia do Alasca e do SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre) realizaram um feito inédito: conseguiram “conversar” com uma baleia-jubarte por 20 minutos. Agora, os cientistas acreditam poder usar o mesmo contato para se comunicar com vida inteligente extraterrestre.
Conforme estudo publicado na revista PerrJ, o diálogo foi simples e ocorreu no Alasca. Os pesquisadores utilizaram o que é conhecido como “chamado de contato”, que se parece com cumprimentos humanos.
As baleias o usam para sinalizar localização ou chamar outras de sua espécie. De dentro de um barco, os cientistas fizeram o chamado de contato com a baleia Twain. Ela circulou a embarcação por 20 minutos, período em que os pesquisadores fizeram 36 chamados.
A baleia reproduziu um repertório sonoro que animou os estudiosos. No estudo, ainda foi descrito que, se os cientistas esperaram 10 segundos para emitir um chamado, Twain aguardava o mesmo tanto para respondê-lo.
Comunicação alienígena
Com o feito inédito, os cientistas esperam usar um tipo de comunicação semelhante para fazer contato com vida fora da Terra. A expectativa é de que seres extraterrestres possam estar tentanto contato.
As equipes da SETI e especialistas em baleias trabalham no desenvolvimento de filtros inteligentes a fim de melhorar a busca por sinais extraterrestres além do nosso planeta. O objetivo é capturar qualquer tipo de comunicação que poderia se perder na atmosfera.