Publicada em 04/12/2023 às 10h53
Porto Velho, RO – Em discurso, o Deputado Coronel Chrisóstomo (PL - RO) fez uma intervenção destacando suas preocupações em relação às atitudes de militares das Forças Armadas no Brasil. Em particular, o deputado dirigiu suas críticas ao Comandante do Exército [o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, embora sem citá-lo nominalmente], ressaltando que, embora o respeite como general, sua postura política é, na visão do parlamentar, uma total irresponsabilidade.
O deputado, também coronel, chamou a atenção do Comandante do Exército, afirmando que suas ações recentes representam uma falta de conduta adequada a um líder militar. Ele acusou o general de percorrer os comandos nos estados, falando de maneira desfavorável sobre o ex-presidente Bolsonaro para a tropa e os comandos.
"Comandante, seja um general de verdade, rapaz, aja como comandante. As Forças são uma tropa que têm que estar preparada para defender a Nação brasileira", declarou o deputado Coronel Chrisóstomo durante seu discurso.
A crítica do deputado se baseou na alegação de que o Comandante do Exército estaria envolvido em questões políticas, mais especificamente, falando negativamente sobre o ex-presidente Bolsonaro durante suas visitas aos comandos militares nos estados.
O deputado ainda afirmou que tais atitudes representam uma total irresponsabilidade por parte do Comandante, alegando que a tropa não merece esse tipo de comportamento.
Ele concluiu o discurso pedindo que o general cumpra sua missão e evite abordar questões políticas, enfatizando a importância de agir como um verdadeiro comandante.
As declarações do Deputado Coronel Chrisóstomo acrescentam um novo capítulo à complexa relação entre militares e política no Brasil, gerando discussões sobre o papel das Forças Armadas no cenário político do país.
CONFIRA O DISCURSO:
O SR. CORONEL CHRISÓSTOMO (PL - RO. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidente, grato por esta oportunidade.
Olá, Rondônia! Olá, Brasil!
Quero trazer um assunto que me deixa muito entristecido, mas que é oportuno e importante os brasileiros saberem. É sobre atitudes de militares das Forças Armadas pelo Brasil afora. Falando assim parece que vou falar contra os soldados. Não. Eu quero tratar diretamente sobre o Comandante do Exército.
Sr. Comandante, o senhor tem todo o meu respeito como general. Eu sou coronel, tenho que respeitá-lo, conforme os códigos, como general. Agora, eu sou Parlamentar. Como Parlamentar, vou chamar sua atenção. O que o senhor anda fazendo pelo Brasil afora é uma total irresponsabilidade. O senhor estava caminhando pelos comandos nos Estados, falando mal do Presidente Bolsonaro para a tropa, para os comandos.
Comandante, seja um general de verdade, rapaz, aja como comandante. As Forças são uma tropa que têm que estar preparada para defender a Nação brasileira. A tropa tem que ter um comandante que esteja em condições de dar uma resposta a qualquer invasão nesta terra chamada Brasil. A tropa tem que estar sendo preparada dia a dia para defender os brasileiros, porque quem defende a Nação brasileira são os militares das Forças Armadas, nenhuma outra força mais. Viram Israel? Quem foi defender o povo de Israel? As Forças Armadas. Quem defende a sua família na Nação são as Forças Armadas.
General, falar mal do Presidente Bolsonaro pelos comandos militares é uma total irresponsabilidade do senhor. Cumpra a sua missão como Comandante do Exército. Não se meta nessa questão política, ainda mais falando de um Presidente que realmente foi um dos melhores Presidentes do Brasil, porque o que está aí é irresponsável e mentiroso. Todo o Brasil sabe disso. E o senhor anda beijando a mão desse senhor ex-presidiário. O senhor tem que respeitá-lo, porque não importa, ele já está Presidente. E, se foi a urna que o colocou, se foi a Justiça que o colocou, se foi o povo brasileiro, não importa, pois ele já é o Presidente da República. Então, todos nós temos que respeitá-lo como Presidente, sim, apesar de os males não saírem dele.
Agora, Comandante do Exército, cumpra a sua missão e pare de falar do Presidente Bolsonaro, rapaz. A tropa não merece isso. O senhor acha que não está vazando tudo isso que V.Exa. falou?
Santa Maria está dando recado. Os militares de Santa Maria são guerreiros e não aceitam essas coisas de muita irresponsabilidade.
Estou chateado, sim, não só pelo fato de o senhor falar mal do Presidente Bolsonaro, mas também por sua ação como militar, porque parece que não é o Comandante do Exército.
Eu sempre vi como exemplo de comandante o General Villas Bôas. Eu trabalhei 2 anos com ele em seu gabinete. Esse era um comandante verdadeiro, e é assim que o senhor tem que agir.
Não seja irresponsável, Comandante do Exército! Isso dói em mim. E digo para o senhor: tome a atitude correta, não seja irresponsável! A tropa não merece isso. Pare de falar do Presidente Bolsonaro, rapaz! Todo o Brasil sabe que ele é o verdadeiro Presidente, todo o Brasil.
Presidente, solicito a V.Exa. que minha voz seja divulgada no programa A Voz do Brasil.