Publicada em 18/12/2023 às 13h33
Emergência – O período de inverno amazônico (chuvas durante cerca de seis meses chegou, mas as chuvas, não. Como passamos por um verão rigoroso, com estiagem prolongada e rios secando, inclusive o Madeira, com a navegação prejudicada, a região teve –e continua tendo– problemas, por exemplo, para atender a população ribeirinha, que ficou sem água potável e até alimentos. Na sexta-feira (15), o governador Marcos Rocha (UB) decretou Estado de Emergência em razão da intensa seca no Estado provocada pelo fenômeno “El ninõ”. Foi criado um Comitê de crise hídrica para acompanhar a situação integrado por membros dos órgãos relacionados diretamente à situação com a finalidade de traçar metas para amenizar os impactos socioeconômicos à população.
Estiagem – A situação já esteve mais complicada, e foi amenizada, porque já choveu um pouco, mas não o suficiente. O comitê terá, entre outras obrigações, que dialogar com órgãos externos (governo federal, iniciativa privada, proprietários de balsas, navios, etc.) na busca de soluções para o grave problema. O “El ninõ” tem causado uma série de entraves para a Amazônia, como o calor extremo, baixa significativa dos níveis dos rios e mananciais com sérios prejuízos para a economia regional. Devido à falta de chuvas a navegação está prejudicada e o escoamento das safras de grãos (soja, milho) comprometido. A situação esteve mais crítica, porque a estiagem foi prolongada. Já chove na região, mas não o suficiente para amenizar a o momento crítico provocado pela estiagem. Com o decreto de emergência o governo tem condições de agir com mais rapidez e eficiência
Parceria? – Com o ano de 2023 chegando ao fim o que mais se comenta nas bases políticas do Estado são as eleições municipais (prefeito e vereador)) de outubro do próximo ano. Na última semana as eleições em Ji-Paraná ocupam boa parte da coluna, onde o ex-prefeito e ex-deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) e o deputado estadual e Líder do Governo na Assembleia Legislativa (Ale), Laerte Gomes (PSD) ocuparam maior espaço, porque são os favoritos. Uma fonte de Ji-Paraná passou um WhatsApp alertando, que devido a debandada do PSB (na última o deputado estadual Ismael Crispin, deixou o PSB e assinou filiação ao MDB), ainda, presidido no Estado pelo-deputado federal Mauro Nazif, o partido poderá ser entregue a Jesualdo e não estaria descartada uma parceria com o PT, na disputa da prefeitura no próximo ano. Quem viver verá...
Trabalho – Não há como ignorar a boa atuação da deputada federal Sílvia Cristina (UB-RO), principalmente na área social, mas sem se descuidar da educação, cultura, esportes, agricultura, pecuária. Antes das eleições de 2022, Sílvia, em entrevista ao RONDONIA DINÂMICA disse que estava em busca de mais um mandato, para dar sequência ao complexo de prevenção e tratamento de câncer em Porto Velho, no Hospital de Amor em Ji-Paraná, ambos já em funcionamento. Pelo seu trabalho em favor da população de Rondônia, seria bom ele rever seus conceitos, pois o Brasil tem carência de políticos voltados para as necessidades reais da população, não atendendo interesses de grupo. Sílvia Cristina está entre essas exceções, porque realmente tem uma ampla folha de bons serviços prestados à população.
Segurança – Ótima a iniciativa de o Governo do Estado colocando na prática a “Operação Santa Cruas”, ampliando o número de policiais nas ruas. A ação prioriza os locais de maior movimentação de pessoas, como às imediações dos shoppings e centros comerciais com maior movimentação de pessoas. A organização da operação é da Sesdec (Segurança e Cidadania) movimentando as regionais da Polícia Militar no Estado, que responde pelo policiamento preventivo-ostensivo. O trabalho específico teve início no último dia 8 e será realizado até o dia 7 de janeiro do próximo ano. “Peço a todos que estejam atentos, e relatem qualquer atividade suspeita às autoridades, que estarão em prontidão. Juntos, podemos assegurar e desfrutar das festividades de maneira mais segura e tranquila”, disse o governador Marcos Rocha na abertura dos trabalhos.
Respigo
O diretor-geral da Escola do Legislativo (EL), da Assembleia Legislativa, Alexandre Silva, reuniu sua equipe de trabalho na manhã de hoje (18), para um balanço sobre as atividades do setor de aprimoramento da mão de obra durante o ano, através de diversos cursos. A escola dos deputados oferece uma ampla grade de cursos abertos aos servidores do Legislativo Estadual, mas também tem parcerias com câmaras de vereadores, prefeituras, autarquias, órgãos públicos (federal, estadual e municipal), entidades organizadas e, as vagas excedentes liberadas ao público em geral, a custo zero e com entrega de certificados aos alunos concluintes +++ O Brasileirão de futebol terminou com o Palmeiras sendo bicampeão, mas o Mundial de Clubes tem jogo hoje (18). A partir das 14h o Fluminense enfrenta o Al-Ahly, do Egito, no King Abdullah Sports City em Jidá, na Arábia Saudita +++ O time do Egito é o segundo com mais participações em Mundiais de Clube (nove). É um adversário difícil, mas o Fluminense é um time organizado com amplas condições de conseguir um bom resultado e ter mais tranquilidade para um segundo jogo (caso vença hoje), na sexta-feira (22), contra o vencedor de Manchester City e Urawa Reds, que jogam amanhã (19), às 14h.