Publicada em 23/12/2023 às 10h15
Fotos: Daiane Mendonça
Mais um ano está chegando ao fim e nós, chegando juntos, mais uma vez, para testemunhar. Um 2023 difícil, onde em nível nacional tivemos os primeiros 12 meses do governo Lula da Silva (PT) e, na nossa Rondônia, o quinto ano consecutivo do governador Marcos Rocha (UB), que foi reeleito em 2022, para mais um mandato consecutivo.
Rondônia tem pouco mais de 40 anos de emancipação político-administrativa e caminha a passos largos para um futuro político, econômico e social dos mais significativos. Não é por acaso, que o Estado está em primeiro lugar com a menor taxa de desemprego do País. Também é destaque na preservação do meio ambiente, e, apesar dos céticos, dos ecologistas da selva de pedra, que nunca tiveram uma malária e nem foi picado por um inseto da Amazônia, que vivem no conforto do ar-condicionado, nos arranha-céus e ditam normas na região com predomínio de Ongs, que nada tem a ver com o Brasil.
Respaldado na coerência e na responsabilidade, o jornal eletrônico RONDONIA DINÂMICA compromissado com as prioridades da população, onde a notícia tem espaço democrático também vai fechando mais um ano com a certeza da missão cumprida. Se não fizemos tudo o que queríamos, porque nem sempre se consegue cumprir o projetado, temos absoluta certeza, que o respeito ao leitor, que é o nosso maior patrimônio foi, é e continuará sendo priorizado.
No próximo ano, em outubro, teremos eleições municipais, quando serão eleitos –e reeleitos– prefeitos e vereadores nos 52 municípios de Rondônia, assim como nos demais Estados. No principal colégio eleitoral, Porto Velho, capital, onde mais de 330 mil eleitores estiveram em condições de votar nas eleições gerais (presidente da República, governadores, uma das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas), em 2022, o atual prefeito, Hildon Chaves (PSDB), que foi reeleito em 2020, não poderá concorrer e, já existe uma ampla relação de políticos considerados bons de votos cotados para o importante cargo.
Nas principais cidades do interior somente em Jaru, o prefeito João Gonçalves Júnior (PSDB), não poderá concorrer, porque foi reeleito em 2020. Já os prefeitos de Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena, Colorado do Oeste e Rolim de Moura poderão disputar um novo mandato, desde que estejam dispostos a enfrentar as urnas, mais uma vez.
Estamos fechando 2023, um ano difícil na política e na economia nacional, pois com a posse de Lula e uma mudança substancial nos segmentos, o País, ainda, não encontrou o caminho planejado pelos novos integrantes do Palácio do Planalto. Toda mudança radical implica em dificuldades, pois se tivemos um governo de extrema direita com Jair Bolsonaro (PL), este ano e para os próximos três estamos em regime de extrema esquerda, com Lula e sua equipe..
Mas o RD está fechando o ano com a certeza da missão cumprida. Se não fizemos tudo o que queríamos, pois nada é 100% na vida, fizemos o que foi possível, dentro dos critérios da direção do jornal eletrônico, que é de priorizar a notícia, sem sensacionalismo, perseguições, radicalismo, conivência, subserviência, mas sendo parceiros dos parceiros.
A equipe enxuta, mas competente e dedicada do RD, deseja a todos um 2024 com muita saúde, paz, responsabilidade, trabalho e, lógico, um dinheirinho no bolso, que não faz mal a ninguém.
Um Natal Venturoso e um Ano Novo com saúde e sucesso.