Publicada em 21/12/2023 às 09h03
O governo federal informou, nesta quinta-feira (21/12), que um novo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriar cidadãos brasileiros e familiares que estavam na Faixa de Gaza, dentro da Operação Voltando em Paz, decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 8h20, em direção ao Aeroporto Internacional do Cairo, capital do Egito.
Mais cedo, o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, antecipou a informação de que um terceiro grupo com 33 brasileiros e parentes palestinos conseguiu deixar Gaza nesta quinta. A informação foi confirmada por fontes do Itamaraty e do Palácio do Planalto. Este grupo já teria atravessado a fronteira com o Egito.
A previsão é de que os novos repatriados cheguem ao Brasil no próximo sábado (23/12), às 8h (no horário de Brasília).
O avião transporta um carregamento com seis toneladas de purificadores e kits voltaicos, fornecidos pelo governo federal por meio da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Outras repatriações
A primeira leva de brasileiros deixou a Faixa de Gaza em 12 de novembro. A lista era composta por 32 pessoas, que desembarcaram em Brasília em 13 de novembro. Já no início do mês, 9 de novembro, o segundo grupo, com 47 pessoas e familiares, conseguiu deixar o territótio em conflito após receber autorização de autoridades de Israel e Egito.