Publicada em 13/12/2023 às 10h14
Nesta quarta-feira, 13 de dezembro, é o Dia do Marinheiro, e a Prefeitura de Porto Velho reconhece e destaca o trabalho desses profissionais para a garantia da segurança da navegabilidade e outras medidas que geram proteção na navegação fluvial.
O trabalho da Defesa Civil Municipal de Porto Velho, de auxiliar as comunidades ribeirinhas nas fases de cheia e de seca do rio Madeira, entre outras tantas ações, ocorrem em parceria com a Marinha do Brasil, que através da Capitania Fluvial promove uma série de medidas de prevenção, orientação e fiscalização da navegação.
"A Marinha auxilia e fiscaliza as margens do rio Madeira, junto com a Defesa Civil Municipal, trabalho de prevenção e orientação aos pescadores e aos ribeirinhos, com a finalidade de garantir a navegabilidade e também proteção das famílias que residem às margens do rio", explicou o gerente de operações da Defesa Civil Municipal, Anderson Luiz.
NAVEGAÇÃO
A Marinha emitiu na semana passada um decreto em que autoriza a navegação noturna, para comboios e embarcações, após o rio Madeira atingir o nível superior a 6 metros.
Por cerca de quatro meses, a navegação noturna ficou suspensa, em razão do baixo nível do rio Madeira, que atingiu índices históricos.
DIA DO MARINHEIRO
O Dia do Marinheiro, 13 de dezembro, homenageia o Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, em sua data natalícia (13/12/1807). Marquês de Tamandaré é o patrono da Marinha do Brasil.