Publicada em 19/12/2023 às 14h01
Restaurante – O governador Marcos Rocha (UB) e a primeira dama do Estado e secretária de Ação Social, Luana Rocha entregaram na segunda-feira (18) o Restaurante Popular na Zona Leste de Porto Velho. Foram investidos mais de R$ 1,5 milhão na reforma do prédio, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, através do Prato Fácil, que serve refeições de qualidade a pessoas em situação de vulnerabilidade das segundas-feiras às sextas-feiras das 11h às 15h. Para poder ter acesso ao Prato Fácil o beneficiado deve estar no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuir renda familiar per capita até meio salário mínimo, ser integrante do Benefício de Prestação Continuada-BPC e ser aposentado com benefício não superior a um salário mínimo.
Prato Fácil – O Restaurante Popular complementa o ótimo programa do Governo do Estado “Prato Fácil”, que já distribuiu mais de 1 milhão de refeições a famílias necessitadas na capital e no interior do Estado. O “Prato Fácil” funciona, através de convênios com restaurantes, onde os cidadãos, que estejam inscritos no CadÚnico podem obter sua refeição das 11h às 14h das segundas-feiras às sextas-feiras, a exemplo de o Restaurante Popular da capital, ao preço de R$ 2. O complemento do valor da refeição é de responsabilidade do Governo do Estado, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza-Fecoep e funciona em Porto Velho e várias cidades do interior.
Eleições – Os dois maiores colégios eleitorais de Rondônia têm vários nomes em condições de se eleger – ou reeleger – prefeitos nas eleições municipais (prefeito e vereador) de outubro do próximo ano. Em Porto Velho quase uma dezena de nomes estão em condições de vencer as eleições a prefeito. Alguns com mais, ou menos chances, mas em condições de chegar ao segundo turno, pois na capital dificilmente teremos a eleição do futuro prefeito no primeiro turno. Dentre os favoritos estão a ex-deputada federal Mariana Carvalho (Podemos), o deputado federal e ex-secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo (UB), deputada federal Cristiane Lopes (UB), presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (Sem Partido), ex-deputado estadual e ex-secretário da Saúde (Estado e município), presidente do MDB da capital Williames Pimentel.
Eleições II - Também estão na disputa o presidente regional do Podemos, ex-deputado (estadual e federal), e ex-vereador de Porto Velho, hoje na direção-geral do Detran-RO, Léo Moraes, e o advogado e professor universitário Vinícius Miguel (PSB). O PT, apesar de estar em fase de reestruturação no Estado, ainda, não se manifestou sobre um nome para concorrer à Prefeitura de Porto Velho. Mas a ex-senadora Fátima Cleide é sempre citada, pois tem uma vida pública exemplar plenamente identificada com o seu partido. Existem outros nomes, inclusive de vereadores, que são citados em enquetes e até pesquisas realizadas por institutos especializados, mas nenhum com chances reais de chegar ao posto máximo político-eleitoral da capital.
Eleições III – Em Ji-Paraná a situação não é muito diferente, mas hoje, temos no mínimo três nomes em condições de chegar ao comando do Palácio Urupá a partir de janeiro de 2025. O prefeito Isaú Fonseca (UB), foi afastado do cargo, após denúncias de irregularidades em sua administração. Após cerca de 5 meses afastado, Isaú conseguiu retornar e certamente será o adversário a ser batido em outubro do próximo ano, ainda mais na condição de vítima. Mas tem ao menos dois nomes fortes na disputa. Um deles o deputado estadual, Líder do Governo na Ale-RO, Laerte Gomes (PSD), o mais bem votado em 2022 (25.603 votos), e Jesualdo Pires (PSB), ex-prefeito (dois mandatos seguidos), ex-deputado estadual e mais de 195 mil votos ao Senado em 2018. A previsão é de muito equilíbrio, caso os três estejam na disputa em outubro de 2024.
Respigo
Passo importante deu o Fluminense na tarde de segunda-feira (18) ao vencer (2x0) o Al-Ahly, pelo Mundial de Clubes. Na sexta-feira (22) o vencedor do jogo de hoje (19) entre Manchester e Urawa Reds disputará o título com o Flu +++ O título de vice-campeão do Mundo já está assegurado ao Tricolor das Laranjeiras. Na vitória de ontem o Fluminense esteve bem postado durante a maior parte do jogo, venceu com méritos e poderá ser Campeão do Mundo, pois tem futebol para vencer o temido Manchester do treinador Josep Guardiola +++ No período de 22 de dezembro a 8 de janeiro a Assembleia Legislativa (Ale) permanecerá fechada, inclusive ao público. Somente no caso de convocação pelo Governo do Estado de sessão extraordinária +++ Inclusive, se comenta nos bastidores da Ale-RO, que ocorrerá sessão extraordinária no dia 27. Na pauta um projeto do governo, que não foi incluso na sessão de quarta-feira (13), que “limpou a pauta”, e a readequação dos reajustes salarial das forças policiais, que não priorizaram soldados, cabos e sargentos e está gerando enormes protestos no segmento.