Publicada em 15/12/2023 às 08h00
O deputado federal Thiago Flores (MDB) publicou em suas redes sociais o “print” da assinatura ao PDL que susta a Resolução Homologatória nº 3.301, de 12 de dezembro de 2023, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que tem por objetivo homologar o resultado da Revisão Tarifária Periódica - RTP de 2023 da Energisa Rondônia Distribuidora de Energia S.A. - Energisa RO, a vigorar a partir de 13 de dezembro de 2023, e dá outras providências. Os parlamentares de Rondônia se uniram rapidamente para tentar barrar esse aumento que vai direto para as contas de energia.
“Somos um estado gerador de energia, não é possível que esse aumento venha justamente pra Rondônia. Não faz sentido, geramos energia, distribuímos para todo o Brasil, temos um péssimo serviço disponibilizado pela ENERGISA e ainda temos que pagar uma das tarifas mais altas do país”, refutou Thiago Flores.
A resolução da ANEEL previa um aumento inicial de 16% sob as tarifas de energia, após muitas intervenções dos parlamentares de Rondônia o valor reduziu para 9%, mas ainda é prejudicial para toda a população. Em documentos a Aneel afirma que as revisões aprovadas para as tarifas das distribuidoras foram influenciadas por aumento dos encargos setoriais — como a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que banca subsídios e políticas públicas do setor elétrico –, maiores custos com a distribuição de energia após investimentos realizados pelas empresas que aumentaram a base regulatória de ativos, e componentes financeiros.
“Oficiei o diretor da ANEEL, hoje, para solicitar que esse aumento seja postergado, assim como foi no estado do Amapá. Os próprios diretores da agência ressaltaram que os consumidores de energia da região Norte do país sofrem com um desequilíbrio tarifário", relatou o deputado federal Thiago Flores.