Publicada em 31/12/2023 às 08h43
Desde o início de dezembro, o assunto mais discutido na política regional é a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre os pedidos de cassação do governador Marcos Rocha e do seu vice, Sérgio Gonçalves, ambos do União Brasil, acusados de crimes eleitorais. Nos três processos que tramitavam na corte eleitoral, Rocha e Gonçalves foram absolvidos, tendo como defensor o advogado de Rondônia especializado na área eleitoral, Nelson Canedo.
Reeleito em 2022 para mais 4 anos de mandato, Rocha, que no segundo mandato teve Sérgio Gonçalves como vice, enfrentou problemas com a Justiça Eleitoral, pois o grupo de seu maior adversário, o senador Marcos Rogério (PL), derrotado no primeiro e segundo turnos, entrou com ações contestando o resultado e apresentando três denúncias.
Uma delas trata do abuso de poder relacionado ao uso de telemarketing, além dos programas de grande impacto social do Governo do Estado, o “Tchau poeira” e o “Prato Fácil”. A segunda se refere à conduta vedada em uma reunião de servidores da Emater-RO, e a terceira acusação envolve possível abuso na edição de decretos que garantiam a isenção de ICMS sobre a fatura de energia elétrica e a anulação do decreto que criou a estação ecológica “Soldado da Borracha”.
"Trabalhamos em nossa defesa sem a mínima preocupação com o enorme barulho da mídia, redes sociais, grupos de WhatsApp e bastidores da política. Tivemos a cautela de produzir as contraprovas, refutando com dados os argumentos apresentados, tudo organizado", argumentou Canedo. "Não entendemos o motivo de tanto barulho, por isso nos concentramos em elaborar nossa defesa com o máximo de cuidado", completou o advogado.
O escritório de Nelson Canedo é especializado em causas eleitorais, mas também atua em outros segmentos. O aprimoramento na política ocorre por meio do programa “Mentoria pré-campanha”, desenvolvido online, que ganha cada vez mais seguidores. Mentoria significa, de forma simples e direta, "alguém com mais experiência profissional em determinada área transmitindo conhecimento para alguém com menos experiência".
O trabalho com a tecnologia está em crescimento nas ações de Canedo e sua equipe. "Sabemos da carência de profissionais qualificados em todo o Brasil, por isso estamos promovendo o sistema de mentoria, mas em casos especiais oferecemos nossos serviços presencialmente. Mostramos aos advogados que é possível conduzir uma campanha eleitoral sem erros", disse o advogado.
Canedo entende que o conhecimento jurídico "deve ser compartilhado e discutido". Alem de diversos outros assuntos eleitorais, ele alertou para o crescente número de cassações de candidatos em razão da fraude a cota de gêneros, onde mulheres são colocadas na chapa tão somente para preencher formalmente o percentual mínimo do gênero. Hoje é a causa que mais cassa candidatos, eleitos ou não. Por essa razão, os partidos devem ficar atentos na hora de formar a chapa, finalizou o advogado.
Uma dica de grande importância que o jovem, mas experiente advogado eleitoral enfatiza é que os políticos precisam saber a hora de parar e abrir espaço para os jovens. O velho adágio popular "rei morto, rei posto" também é válido na política.
A vitória expressiva na defesa do governador Marcos Rocha, com duas decisões unânimes no TRE-RO, "potencializou nosso escritório, temos consciência disso, mas também aumentou nossas responsabilidades com os clientes, pois durante o trâmite das ações se especulou sobre a realização de eleições suplementares", concluiu o advogado Nelson Canedo.