Publicada em 07/12/2023 às 14h11
Viaduto – Esta semana o senador Confúcio Moura (MDB), que preside a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Fabrício Galvão, assinaram a Ordem de Serviço (OS) para a construção do viaduto na intersecção das BRs 364 e 435. A 364 é a principal rodovia federal de Rondônia e a 435, liga os municípios de Colorado, Cerejeiras, Cabixi, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste, à 364. A OS autoriza a contratação de empresa para construir o viaduto. A obra é necessária e já deveria ter sido construída na mesma época da 435, pois a região tem enorme fluxo de veículos e o local perigoso, porque não existe nem um trevo, mas sim uma bifurcação na ligação entre as BRs.
Londrina – Recentemente o deputado estadual pelo Paraná Tiago Amaral (PSD) esteve em Porto Velho participando do 1º Encontro do Fórum Permanente das Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) na Assembleia Legislativa (Ale) em setembro último. Thiago é presidente da CCJ da Ale-PR e foi um dos palestrantes do Fórum em Rondônia. A Paraná Pesquisas, uma das empresas mais conceituadas do gênero no País realizou um trabalho visando as eleições a prefeito de Londrina, segunda maior cidade do Paraná. Segundo a PP, Thiago Amaral e o deputado federal Felipe Barros (PP) estão bem à frente de outros prováveis candidatos nas consultas estimuladas. Quando esteve em Porto Velho, Thiago disse à coluna, que tinha intenção de concorrer a prefeito de Londrina. E pelo “andar da carruagem” está muito bem cotado perante o eleitorado. Quem viver verá...
Prefeito – Na maioria dos municípios de Rondônia os vereadores são sempre nomes mais lembrados para concorrer a prefeito. Isso também ocorre em nível nacional. A média é de 20% a 30% dos “nobres pares” do interior, normalmente demonstram intenção de entrar na sucessão municipal. O mesmo já náo ocorre em Porto Velho, que tem hoje 21 vereadores e, nas eleições de outubro do próximo ano elegerá 23. A maioria dos vereadores da capital está empenhada em concorrer à reeleição e, até o momento, quando 2024 vai chegando, não se comenta sobre vereador disputar à sucessão do prefeito Hildon Chaves (PSDB), que foi reeleito em 2020 e não poderá entrar na disputa.
Prefeito II – Até as convenções partidárias, para escolha dos candidatos (prefeitos e vereadores), seis meses antes das eleições provavelmente teremos um representante do parlamento Mirim postulando uma candidatura a prefeito, mas por enquanto, não há. Em eleições passadas tivemos vereadores como candidatos fortes a prefeito, como em 2020, quando a hoje deputada federal, Cristiane Lopes (UB) deixou uma reeleição segura para a vereança e entrou na disputa da prefeitura tendo pela frente Hildon Chaves, que se reelegeu, mas com uma diferença inferior a 10% dos votos válidos. Os ex-deputados federais Mariana Carvalho (Republicanos) e Léo Moraes (Podemos), já passaram pela vereança e concorreram a prefeito. Não venceram, mas sempre foram bem votados.
Organizando – Já é possível notar uma mobilização significativa das lideranças partidárias em Rondônia visando as eleições municipais de 2024. O ex-deputado federal Natan Donadon, que preside o Agir36 no Estado, já realizou várias reuniões pelo interior filiando partidários e preparando nominatas. O senador Marcos Rogério, presidente do PL também está se movimentando e o PT reuniu seus filiados na última semana em Ji-Paraná, inclusive para decidir sobre parcerias, porque o partido, que já foi muito forte no Estado, hoje está bem enfraquecido. Não tem senadores e nem deputado federal. Na Assembleia Legislativa (Ale) a única estrela petista é a deputada Cláudia de Jesus, de Ji-Paraná.
Respigo
No próximo dia15 a câmara de vereadores de Porto Velho estará entregando Moção de Aplausos aos Escritores e Artistas Plásticos da capital, que “contribuem e incentivam a Cultura Regional”. A sessão solene será às 16h no auditório do Instituto Federal de Rondônia-Ifro, na unidade de Porto Velho, na Avenida Calama e o colega jornalista Marco Aurélio Anconi está entre os homenageados +++ Estamos comemorando a Semana Nacional do Samba e, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho, na sexta-feira (8), a partir das 19h teremos uma concorrida Roda de Samba com organização da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes. O ingresso é 1kg de alimento não perecível +++ E a lógica prevaleceu na última rodada do Campeonato Brasileiro de futebol. O Palmeiras empatou (1x1) com o Cruzeiro tendo o Mineirão lotado, e conquistou o bicampeonato do Brasileirão +++ O Flamengo perdeu para o São Paulo (1x0), o Bahia deu uma peia no Atlético Mineiro (4x1), e o Grêmio, que venceu em casa o Fluminense (3x2) ficou com o título de vice-campeão brasileiro. O Botafogo foi derrotado pelo Internacional (3x1) +++ Na parte de baixo o Vasco escapou do rebaixamento vencendo o Bragantino (2x1). O Santos, pela primeira vez caiu para a série B, após perder em casa (2x1) para o Fortaleza.