Publicada em 04/12/2023 às 11h00
No dia 13 de novembro, começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) em Vilhena. Tradicionalmente feita entre abril e maio no Brasil, este ano, o Ministério da Saúde optou por antecipar a vacinação na região Norte devido às condições climáticas.
Essa mudança visa se adequar ao "Inverno Amazônico", período de maior circulação do vírus da gripe. Quem tomou a vacina antes de 13 de novembro precisa de uma dose de reforço, já que a imunidade dura cerca de seis meses.
A campanha vai até 15 de dezembro, tendo como este sábado, dia 2, o "Dia D" de mobilização para multivacinação, das 8h às 14h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além da vacina contra a gripe, outras vacinas do Calendário Nacional estão disponíveis para pessoas a partir de 2 meses.
É importante lembrar que a declaração vacinal é necessária para a matrícula nas escolas municipais no próximo ano letivo. Os pais devem verificar a necessidade de vacinação na UBS mais próxima. Para receber as doses, é necessário apresentar documento pessoal e o cartão de vacina.