Publicada em 02/01/2024 às 16h26
2024 – Iniciamos 2024 em clima de expectativa, pois herdamos de 2023 uma guerra (Ucrânia-Rússia) e o conflito na faixa de Gaza, Israel-Hamas, absurdos de um mundo onde os valores humanos foram deixados de lado devido à ganância de poder político-econômico, que não prioriza a maioria da população, mas a grupos. O ano que estamos iniciando é eleitoral, pois teremos eleições a prefeito, vice e vereadores em outubro próximo. Uma ótima oportunidade de o eleitor, que, ao exercer seu direito constitucional concede ao político o direito legítimo de representa-lo no executivo e no legislativo voto com consciência, responsabilidade, não em troca de favores pessoais, mas coletivo.
2024 II – É o político que faz leis, por isso é fundamental escolher bem, para que a representatividade melhore, que os bem-intencionados e comprometidos com os direitos da comunidade, que também tem deveres, inclusive de votar com consciência, responsabilidade. Jamais condicionar o voto a cesta básica, por exemplo, que irá resolver o problema momentaneamente e para poucos. Precisamos de políticos comprometidos com o social, vida digna a todos, por mais simples que ela seja. Todo cidadão brasileiro tem o direito de morar, se alimentar e viver com um mínimo de dignidade. Portanto, comece o ano já pensando no seu futuro, dos filhos, netos, bisnetos, pois o horizonte de hoje não é dos mais alvissareiros. Sucesso, responsabilidade e saúde neste ano de 2024.
Violência – Como sempre ocorre em final-início de ano a criminalidade aumenta devido à maior movimentação de dinheiro, porque os trabalhadores recebem o 13º e movimentam mais o comércio, além de o excesso de álcool, que sempre ocorre nessas ocasiões favorecendo a criminalidade e a violência. Durante o período de Natal e Ano Novo o setor policial teve aumento de ocorrências, mas o trabalho preventivo-ostensivo realizado pelas polícias, através da Secretaria de Estado da Justiça-Sejus funcionou a contento com a “Operação Acautelar”, em seis municípios de maior porte com barreiras estratégicas de forma alternada. Que o trabalho, lógico com menor intensidade, porque não há como mantê-lo de forma permanente, seja realizado em finais de semana e feriados, o que já ajudaria muito no combate e controle da violência e da criminalidade.
Carnaval – Quem está radiante é o incansável Carlinhos Maracanã, após reunião com o presidente da Funcultural, Godofredo Neto, secretário da Sejucel Júnior Lopes e sua equipe, e o deputado estadual Ribeiro do Simpol (Patriota-PVH), após concorrida reunião para tratar sobre a participação das escolas de samba no Carnaval de Rondônia. Segundo Maracanã, o desfile ocorrerá no dia 30 de março (Avenida, Santos Dumont), a Lieser (liga das escolas) e as escolas terão apoio e o deputado Ribeiro garantiu a liberação de recursos, através de emendas parlamentares. O prefeito Hildon Chaves (PSDB) liberou R$ 400 mil, o governador Marcos Rocha (UB) apoia via secretário Júnior Lopes na organização do desfile e o deputado Ribeiro com emendas. Não há dúvida, que o sucesso do desfile das escolas está garantido, porque o povo irá prestigiar, como sempre ocorreu. Desta vez sem o saudoso Zé Katraca...
Senador – Pesquisa estimulada do Instituto Phoenix ao Senado, realizada em Ji-Paraná apresenta um enorme equilíbrio entre cinco nomes, três com domicílio eleitoral no município e dois deles, não. Interessante é que todos estão com pontuação entre 18,3% a 11,25%, acima de dois dígitos. Foram mais bem votados o senador Marcos Rogério (PL), o ex (prefeito e deputado estadual) Jesualdo Pires (PSB), o ex (prefeito e senador) Acir Gurgacz (PDT), o governador Marcos Rocha (UB) e o ex (deputado federal, estadual, prefeito) Carlos Magno (PP). Quem não é da região e foi muito bem avaliado é o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (Sem Partido), que chegou perto dos 8 pontos. A disputa pelas duas vagas ao Senado nas eleições de outubro próximo deverá ser bem concorrida, pois os números apontam para isso.
Respigo
Choveu com intensidade no domingo (31), véspera de Ano Novo em Porto Velho. Muita gente festejou a chegada de 2024 debaixo de chuva +++ Felizmente tem início hoje (2) a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que será encerrada no dia 25, aniversário da capital Paulista. Dois times de Rondônia participam, o Ji-Paraná e o Rondoniense +++ O Rondoniense joga a partir das 16h com o Ceará e o Ji-Paraná na quarta-feira (3) às 20h45 com o Corinthians +++ Felizmente teremos a Copinha para assistir neste início de ano pelo SportTV e Premiere. As reprises nas TVs (fechada e aberta) estão insuportáveis +++ Assembleia Legislativa (Ale) fechada ao público durante esta semana. As atividades normais serão retomadas somente na segunda-feira (8) +++ As sessões plenárias a partir do dia 20 de fevereiro. A Escola do Legislativo (EL), mantida pela Ale-RO também será reaberta a partir do dia 8 com uma nova grade de cursos de capacitação dos servidores públicos, mas também aberta do público em geral com a vagas excedentes.