Publicada em 05/01/2024 às 09h51
As eleições a prefeito, vice e vereador de outubro próximo é o assunto mais comentado no início de 2024, e representam muito para as gerais, de 2026, quando serão eleitos – e reeleitos – presidente da República, governadores, duas das três vagas de cada Estado e do Distrito Federal ao Senado, além de deputados federais e estaduais. Como prefeitos e vereadores são fundamentais num processo eleitoral estamos analisando, de forma genérica, o trabalho dos prefeitos, vários em condições de buscar a reeleição e outros se preparando para 2026.
Na OPINIÃO de quinta-feira (4) foram avaliadas as condições dos prefeitos de Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Ouro Preto e Pimenta Bueno. Hoje são mais 4 prefeitos e prováveis candidatos, a exemplo dos anteriores, em municípios de maior importância econômica, social e politicamente no Estado.
O prefeito de Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado (mais de 330 mil eleitores), Hildon Chaves (PSDB), reeleito em 2020 não poderá concorrer a um novo mandato. Mas trabalha cuidadosamente para eleger o sucessor, pois realiza um trabalho que agrada a maioria da população e deverá fechar o segundo mandato com a entrega do Terminal Rodoviário, em fase de construção.
Caso fosse necessário dar uma nota para a administração de Hildon, seria um oito. A exemplo dos demais prefeitos que passaram pela prefeitura da capital, Hildon não conseguiu solucionar o problema do saneamento básico, que é precário e o pouco de rede de esgoto tem como “estação de tratamento” o Rio Madeira.
Apesar de não declarar publicamente, Hildon tem na jovem Mariana Carvalho, que passou pela câmara de vereadores, Câmara Federal e preside o diretório regional do Republicanos a sua preferência. Recentemente Mariana admitiu, que poderá entrar na disputa pela sucessão municipal, expectativa que deverá ser confirmada nas convenções partidárias para escolha dos candidatos para as eleições municipais deste ano. As convenções ocorrerão no período de 20 de julho a 5 de agosto.
Reeleito em 2020 com expressiva votação, mais de 68% dos votos válidos, João Gonçalves Jr (PSDB) deverá apoiar seu vice, Jeverson Lima, também dos PSDB e provavelmente não terá dificuldades para elegê-lo. Os Muletas (ex-deputados João, Amauri e Cássia), família tradicional de políticos em Jaru estão sem mandatos e as reclamações da população, que sempre tem, pois é impossível atender a todos, certamente, não serão entraves para Jr Gonçalves eleger seu sucessor, no caso o vice, Jeverson Lima (PSDB).
No meio do caminho entre Ji-Paraná e Porto Velho temos Ariquemes, município muito forte politicamente, que tem na prefeita Carla Redano (UB), com enormes chances de conseguir mais um mandato. Ela tem uma caminhada política expressiva, pois se elegeu e reelegeu vereadora, presidiu a câmara e hoje está na prefeitura com ótimas chances de se reeleger. A prefeita Carla foi muito criticada pelo ex-vereador, Rafael Fera (Podemos) que foi cassado, após ação da prefeita. O deputado estadual delegado Rodrigo Camargo (Republicanos), que seria um nome em condições de fazer frente a Carla, não estaria propenso e disputar eleições este ano. O caminho está aberto.
Em Rolim de Moura o prefeito Aldair Júlio (MDB) caminha a passos largos rumo à reeleição. Encontrou um município em condições precárias, ajustou algumas peças e vem realizando um trabalho satisfatório. Reclamações ocorrem, porque Rolim é um município que teve inúmeros problemas, inclusive a renúncia de César Cassol, que já foi deputado estadual, e o irmão, Ivo, ex (prefeito, governador e senador). A princípio Aldair não terá muitas dificuldades num processo de reeleição.
Após uma passagem sobre o quadro atual e provável das eleições a prefeito, vice e vereador deste ano, não há como negar, que todos, independentemente de sigla partidária tem o apoio do Governo do Estado. Projetos como o “Tchau Poeira”, de pavimentação urbana, “Prato Fácil”, que já está atendendo o interior priorizando famílias carentes oferecendo refeições (segundas-feiras às sextas-feiras) em restaurantes a R$ 2; “Rondônia Cidadã”, “Crescendo Bem”, “Mamãe Cheguei”, dentre outros estão sendo fundamentais para que os prefeitos possam dar suporte às famílias de menor poder aquisitivo.
O apoio do governador Marcos Rocha (UB) na disputa das 52 prefeituras em outubro próximo será fundamental para quem pretende se eleger, ou reeleger, prefeito e vereador.