Publicada em 01/01/2024 às 11h32
Enquanto milhares comemoraram a passagem de 2023 para 2024 com shows musicais e pirotecnia no Portão de Brandemburgo e em outras áreas de Berlim, a polícia da capital alemã prendeu pelo menos 390 pessoas durante as celebrações da chegada do Ano Novo.
O número de oficiais feridos ficou em 54, acima dos 41 do ano passado, quando ocorreram dezenas de ataques a policiais e agentes de resgate. Segundo relatos, veículos dos bombeiros teriam sido "atraídos para emboscadas", alvejados com fogos de artifício ou apedrejados em grandes cidades alemãs como Colônia, Hamburgo e Dortmund.
Por isso, neste ano, Berlim contou com reforços que renderam um efetivo total de cerca de 4,5 mil policiais, parte deles oriundos de outros estados.
Dos 54 policias feridos, segundo a porta-voz da polícia de Berlim, Anja Dierschke, 30 sofreram lesões devido a fogos de artifícios, e oito não conseguiram terminar seus turnos.
Um dos incidentes ocorreu próximo à Alexanderplatz, onde cerca de 500 pessoas atiravam fogos de artifício umas nas outras. A polícia dispersou o grupo, que foi em direção à Fonte de Netuno, onde houve disparos de fogos contra a polícia, o que resultou em várias prisões.