Publicada em 31/01/2024 às 14h19
Ponte – Na cheia de 2019 a ponte sobre o Rio Jamari, na RO 459 foi levada pela força das águas. A travessia estava sendo feita por balsas, pois a rodovia é o principal acesso da cidade de Alto Paraíso à BR 364, a mais importante estrada pavimentada federal de Rondônia. A nova ponte com 130 metros foi construída pelo Governo do Estado e a solenidade de inauguração na segunda-feira (29) contou com a participação do governador Marcos Rocha (UB), deputados, prefeitos e vereadores da região. Um dos maiores incentivadores para construção da ponte, o deputado estadual Pedro Fernandes (PRB-Cujubim) destacou a importância da obra. “Entendo perfeitamente todas as dificuldades burocráticas, por isso, parabenizo o governador coronel Marcos Rocha e toda sua equipe pelo empenho em superar os desafios e concluir esta ponte”. A obra teve necessidade de revisão da planilha de custo devido a uma séria de problemas como o período de surto da Covid-19 e inflação.
TC – É das mais importantes a ação que o Tribunal de Contas (TC), de Rondônia, na constituição de uma força-tarefa envolvendo vinte profissionais da área de fiscalização com o objetivo de auditar contas de municípios referentes ao exercício de 2023. Segundo a assessoria do TC-RO, serão cinco equipes operando no trabalho de campo trabalhando em cinco municípios utilizando servidores da atual na equipe de fiscalização, dos 16 que serão fiscalizados. O resultado do trabalho será apresentado ao TC-RO em 31 de março próximo. É importante prefeitos e vereadores saberem que o Tribunal de Contas é um órgão orientador, que alerta os chefes de executivos a evitarem a prática de ilegalidade, que em muitos casos ocorre em razão da falta de conhecimento sobre a difícil missão, que é administrar órgãos públicos. Correto o novo presidente do TC-RO, Wilber Coimbra em colocar o órgão como um parceiro e não um agente punitivo dos órgãos públicos.
Parlamento – A posse da nova Diretoria do parlamento Amazônico, que engloba nove estados da Amazônia Lega,: Rondônia, Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins ocorrerá em fevereiro. O deputado estadual Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), Líder do Governo na Assembleia Legislativa (Ale), foi eleito presidente do Parlamento Amazônico tendo como vice o deputado Sinésio Campos (PT-AM) e será empossado no dia 29 às 9h. O encontro para a posse de Laerte e demais membros da diretoria do Parlamento Amazônico será na Ale-RO será em Porto Velho , na Assembleia Legislativa. Laerte foi eleito presidente durante a realização da 26ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale)em Fortaleza (CE).
Amazônico – O mandato da atual diretoria terminará em fevereiro próximo e, segundo Laerte, sua administração manterá a prioridade do trabalho desenvolvido pela diretoria anterior relacionado a regularização fundiária, meio ambiente, malhas aéreas, hidrovias e mineração, que devem continuar a serem debatidos de forma permanente, porque são questões que envolvem a qualidade de vida do povo amazônico. “O Parlamento Amazônico deve ser um dos principais meios para que alcancemos determinados objetivos”, argumentou Laerte, um dos deputados mais experientes de Rondônia, que inclusive já passou pela Prefeitura de Alvorada do Oeste.
Aviação – Voos da Latam de Porto Velho a Guarulhos terão mudanças de horários a partir de sexta-feira (2). A opção de voos, hoje, é apenas noturna, com decolagem às 22h45 de São Paulo e chegada a Porto Velho no horário de 1h10, três vezes por semana. Os novos horários serão decolagem de Guarulhos às 12h55 e pouso na capital de Rondônia às 15h45. Na rota de Porto Velho a Guarulhos os voos decolam às 16h10. A situação dos voos de Rondônia para outros estados é problemática desde julho de 2023 provocando um caos no segmento, problema que se agravou no final de ano. Além de poucas opções de voos, os valores das passagens atingiram índices elevados. Até hoje as dificuldades no tráfego aéreo de Rondônia para outros estados são problemáticas e as pessoas têm dificuldades para conseguir sair ou chegar ao Estado via aérea.
Respigo
Por que os Correios não aceita cartão de crédito, pix, somente dinheiro? Como é possível em pleno Século 21 uma empresa, que já foi de a maior credibilidade no Brasil, onde a pessoa enviava uma moeda dentro de um envelope para outra e a correspondência chegava sem qualquer problema ao destinatário não aceitar moeda virtual? +++ Se é regra, não sabemos, mas a localizada no centro de Porto Velho, na Avenida Presidente Dutra funciona dessa forma. Pagamentos somente em dinheiro, nada de cartão, pix, etc., como se estivéssemos na idade da pedra +++ Uma Frase de Winston Churchill (30 de novembro de 1874 - 24 de janeiro de 1965), que foi um militar, estadista e escritor britânico que serviu como primeiro-ministro do Reino Unido que está sempre em muito viva. “Não há nada que o governo possa lhe dar que não tenha tirado de você em primeiro lugar".