Publicada em 11/01/2024 às 14h19
Rolim – Um dos assuntos mais comentados na política regional é a possibilidade de formação de um “Grupão” em Rolim de Moura, para bater de frente com o prefeito Aldo Júlio (MDB), que deverá concorrer à reeleição. O município que já foi considerado o mais politizado do Estado, porque já elegeu dois governadores (Valdir Raupp e Ivo Cassol, que também foram senadores), Expedito Júnior (senador e deputado federal), ex-deputados federais Marinha Raupp, Expedito Netto e Luiz Cláudio e sempre teve boa representatividade na Assembleia Legislativa (Ale-RO). Hoje o município mais importante econômica, social e politicamente do Vale do Guaporé não tem representantes no Congresso Nacional e nem na Ale-RO.
Grupão – Estamos a menos de nove meses das eleições municipais (prefeitos e vereadores) e, apesar de os bastidores da política estar muito movimentado neste início de ano, ainda, não se tem nomes comentados a disputar a sucessão municipal, nem mesmo o prefeito Aldo Júlio, se manifestou na disputa por mais um mandato eletivo em outubro próximo. Caso realmente se confirme a criação do “Grupão”, certamente teremos uma movimentação mais aguda na política local, pois Aldo Júlio terá que se definir pela disputa –ou não– de mais um mandato, ou o seu grupo investir em um novo nome para concorrer as eleições deste ano, que serão da maior importância para as gerais de 2026, quando, além de o presidente da República, serão eleitos (e reeleitos) governadores, dois dos três senadores de cada Estado e do Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas.
Polícia – As forças de segurança de Rondônia estão mobilizadas no combate e controle da violência e da criminalidade, que se elevaram de forma assustadora nas últimas semanas. Estão integrados na força-tarefa Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Politec (técnico-científica) e apoio das instituições federais para garantir maior segurança à população, que está assustada com as constantes execuções de pessoas na capital e no interior do Estado. Estão sendo realizadas desde o início da semana operações conjuntas, inclusive com apoio do Núcleo de Operações Aéreas (NOA, devido à violência nas ruas, utilizando helicópteros auxiliando nas operações. Já foram apreendidas armas de fogo, munições, drogas, veículos, inúmeras pessoas conduzidas à Central de Flagrantes e foragidos recapturados, além de outras ações. O trabalho extra é necessário, oportuno, correto e atende a reclamos da população de bem, que está tendo dificuldades até para sair às ruas.
Abordagens – A realização de blitze itinerante em pontos estratégicos de Porto Velho e nas cidades mais importantes do Estado, na luta pela redução da violência e da criminalidade deve ser permanente, sem horários e locais definidos. Toda motocicleta com carona deve ser parada e seus ocupantes abordados, além da verificação da documentação do veículo. A maioria das execuções é realizada por pessoas utilizando motocicletas. Os demais veículos automotores, que estejam com mais de um passageiro também devem ser parados e documentação dos ocupantes e dos carros checados. Sem uma ação ostensiva abrangente as chances de reduzir a criminalidade certamente ficarão comprometidas.
Eleições – Estamos em ano eleitoral (prefeitos, vices e vereadores) em outubro próximo. Poucos candidatos, inclusive à reeleição, não sabem que nos três meses antes das eleições não podem participar de inaugurações de obras públicas nem contratar shows para animar a festa. O advogado Nelson Canedo, especialista na área, explica que as ações citadas caracterizam “condutas vedadas”. No caso o candidato terá o registro cassado e será aplicada multa pela justiça eleitoral, porque estaria caracterizado o uso da “máquina” pública em favor da candidatura ou candidaturas. Quem pretenda ser candidato a cargo eletivo, inclusive a reeleição deve buscar informações junto a pessoas qualificadas na área, como Nelson Canedo, para evitar transtornos durante o processo eleitoral.
Respigo
Na manhã de quarta-feira (10) a presidente da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), Siça Andrade recebeu convidados da imprensa local e regional para um coquetel na sede em Porto Velho, e lançamento da camiseta deste ano com preço promocional de R$ 50, somente para o evento. No sábado (13) ocorrerá o adesivaço de carros na sede na rua Joaquim Nabuco, área central da capital a partir das 8h +++ A lombada eletrônica colocada há meses na Avenida Calama, uma das mais movimentadas de Porto Velho funciona com muito mais eficiência que as lombadas tradicionais, que mais atrapalha que ajuda no fluxo de trânsito. As lombadas eletrônicas existem para dar maior segurança a motoristas, pedestres, motociclistas e devem ser instadas em outros locais +++ A finalidade é controlar a velocidade para se evitar acidentes, que não mais ocorreram no trecho da Calama entre a Avenida Jorge Teixeira/centro. Uma lombada na Avenida Duque de Caxias, campeã em acidentes, inclusive com óbitos ajudaria muito no controle do trânsito.