Publicada em 04/01/2024 às 11h13
O técnico do Rondoniense, Fabiano Braz, fez uma reflexão quanto ao rendimento do time no duelo diante do Ceará, que abriu a Copa SP de Futebol Júnior 2024 para a equipe. Ele acredita que, apesar do 1 a 0 para os adversários, a equipe se portou de maneira positiva no duelo.
- Sabíamos que seria um jogo difícil, estamos falando do Ceará, uma equipe acostumada a jogar grandes competições. Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e a própria Copa São Paulo. Uma equipe, um clube, que possui um grande trabalho de formação no nordeste brasileiro. Uma equipe com bons valores técnicos individuais. Então é natural que essa dificuldade imposta a nós seria grande. Só que eu avalio como muito positivo a participação do rondoniense dentro do jogo, dentro da partida. Fator ansiedade, estreia, entrar em campo e jogar contra uma equipe grande são fatores que tem que administrar e a equipe conseguiu suportar bem em alguns momentos do jogo conseguimos dominar o adversário. Conseguimos termos boas ações. Até mesmo antes de tomar o gol, o Ceará não havia incomodado a gente, mas acabou que em uma falha individual. Algo que acontece, e que faz parte da formação do atleta. Faz parte da evolução do atleta - afirma ao ge.globo/ro.
O mais importante que eu tiro dessa partida é a entrega e o envolvimento dos meninos com o jogo independente de ser o Ceará ou qualquer outra equipe. Não foi uma equipe covarde, foi uma equipe que quis jogar. Foi uma equipe que buscou o empate até o final. Isso serve e nos dá um alento para a próxima partida. Para os próximos jogos que temos pela frente. Agora o Lemense, só que o mais importante até o jogo contra o Lemense é a gente recuperar os atletas fisicamente.
— Fabiano Braz
O gol cearense saiu a partir de falha da defesa do Rondoniense na marcação que deu chance a Pablo. O camisa nove do Ceará avançou em velocidade ao ataque. De fora da área, o atacante alvinegro marcou um golaço, mostrou personalidade e abriu o marcador. Ao falar da reação do time após o resultado negativo obtido através de um erro Braz afirmou que acredita no potencial do atleta que cometeu o equívoco.
- Quando a gente trabalha com atleta de categoria de base, o atleta está sujeito ao erro e esse erro faz parte. A gente não tem que criticar ou crucificar o atleta por causa disso. Até depois do jogo ele chorou muito por causa desse lance. Mas é algo que ele só tem a evoluir e a crescer com tudo isso - acredita.
Hoje, o Rondoniense ocupa a terceira colocação na Copa SP de futebol júnior. No grupo 8, a equipe figura atrás do Gama-DF, líder, e do Ceará. O próximo adversário do time é o Lemense, dono da casa, e que sofreu derrota por 2 a 0 para o esquadrão de ouro do Distrito Federal. Contra os próximos adversários, Fabiano acredita.
- Alguns atletas tiveram câimbras e essa câimbra não tem muita relação com a questão da parte física, mas entra muito também a questão do aspecto emocional, a ansiedade que foi gerada até a partida. Então existem outros fatores além da parte física que fazem o surgimento das câimbras. O momento agora é de recuperar esses atletas e nós temos aí dois dias para poder descansar, para poder nos fortalecer tanto fisicamente quanto mentalmente.
- E pensar no Lemense, vejo grandes possibilidades desde que a gente tenha a mesma dedicação. A gente tenha o mesmo empenho e que consigamos também dentro da partida, o confronto contra o Lemense fazer com que essa parte ofensiva nossa funcione melhor, se organize melhor para realmente traduzir de repente algum volume de jogo e oportunidades e essas oportunidades em gols. Então temos duas batalhas pela frente Lemense e o Gama e eu confio plenamente na capacidade dos meus atletas para poder buscar os seis pontos. E levar o Rondoniense à próxima fase da Copinha. Fácil não vai ser mais nesse momento a gente tem que ser resiliente, acreditar e desempenhar em campo aquilo que a gente sabe que temos a condição de desempenhar para poder conquistar os resultados que nós queremos - finaliza.