Publicada em 18/01/2024 às 14h01
Alagação – Choveu forte e de maneira contínua desde 6h30 e boa parte da manhã em Porto Velho e, como sempre ocorre nessas ocasiões ruas e avenidas ficam alagadas em vários pontos no centro e nos bairros. Durante o período chuvoso, que permaneceu durante praticamente toda a manhã, quem teve que sair de casa para o trabalho, alunos e professores para as escolas tiveram sérios problemas para poder “navegar” com o mínimo de segurança em alguns pontos. Que são tradicionais em alagamentos, como na Avenida Calama onde termina a Avenida Marechal; Avenida Imigrantes sentido bairro-cidade, após o cruzamento com a Chiquilito Erse, rotatória Imigrantes/Jorge Teixeira e esquina da Lauro Sodré estavam bem alagados e nem todos conseguiram chegar ao destino dentro do horário.
Alagação II – Os problemas envolvendo alagamentos em inúmeros pontos de Porto Velho (centro e maioria dos bairros) é devido a um sistema arcaico de saneamento básico com galerias pluviais insuficientes para atender a enorme demanda de chuvas no período de Inverno Amazônico, como agora, quando durantes meses chove torrencialmente em toda a região. O prefeito Hildon Chaves (PSDB) e sua equipe realizam um bom trabalho em quase oito anos de administração, mas o saneamento básico é um problema crônico, que nenhum dos administradores que passaram pela prefeitura da capital conseguiram resolver. Quem tinha um ótimo projeto era o ex-deputado federal, Oscar Andrade, no seu Plano de Governo para Porto Velho, quando se candidatou a prefeito em 2004, mas não se elegeu. Estava previsto parceria com uma empresa da área, a mesma que, na época assumiu compromisso com Fernando Pimentel (PT), que se reelegeu prefeito de Belo Horizonte, que hoje tem praticamente 100% de saneamento básico. Enquanto a solução para o setor não chega, vamos continuar “navegando” pelas duas e avenidas quando chove com intensidade, como hoje. E durma-se com um barulho desses...
Candeias – Município que mais trocou prefeitos nos últimos dez anos (nove prefeitos) em razão de morte (Chico Pernambuco-PSB, assassinado no exercício do mandato), outros cassados, provavelmente terá eleição suplementar, porque o atual prefeito é o presidente da câmara-licenciado, Aussemir Almeida (PSB). Ocorre que o vice-presidente da câmara, Paulo (Cadilac) Macário, do Patriota, que assumiu interinamente a presidência, renunciou ao cargo na última semana criando um impasse. O Instituto Phoenix realizou pesquisa no munícipio (estimulada, espontânea, rejeição). Os nomes que estão com maior aceitação, acima de nove pontos, são dos ex-prefeitos Lucivaldo Fabrício, Lindomar Garçon e Valteir Queiróz. Se a tendência se confirmar, nada mudará em Candeias do Jamari...
Trânsito – Na manhã de hoje (18) uma carreta carregada de soja não conseguiu subir a ladeira na Rua Euclides da Cunha, centro de Porto Velho. Felizmente o motorista, que deveria iniciar a subida em marcha pesada não conseguiu reduzir (marcha) e o veículo voltou. Felizmente ele corrigiu a pixotada e deu um “L” (nada a ver com o presidente Lula) e conseguiu evitar, que o veículo retornasse de ré o que poderia ocasionar uma tragédia, pois a área é muito movimentada. O que intriga é uma carreta trafegar em local proibido para veículos pesados e em horário de pico no centro de Porto Velho. O trânsito na capital precisa ser revisto, melhor organizado, fiscalizado, orientado, pois está entre os mais violentos, proporcionalmente, das capitais do País.
30 minutos – Não é saudosismo e muito menos indignação, mas sentimos uma emoção diferente quando a querida Lusângela, esposa do Zacarias Pena Verde, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia-Sinjor, nos entregou os exemplares 001 e 002 do jornal (impresso) “30 minutos”, editado por eles. Com circulação na capital e planos de voos mais longos, o jornal tem circulação semanal (quartas-feiras) e pode ser encontrado nas principais bancas da cidade. O semanário também pode ser lido via internet pelo endereço www.30minutos.online, e tem o compromisso de promover um jornalismo verdadeiro e corajoso. Zacarias é um jornalista experiente, já passou por redações do “Estadão do Norte”, do “Diário da Amazônia”, que ainda, circula, dentre outros órgãos de comunicação de Rondônia.
Respigo
Porto Velho estará comemorando 109 anos de instalação na próxima quarta-feira (24) e está confirmado que será feriado municipal. Não haverá expediente nos órgãos públicos municipais e funcionarão somente os serviços essenciais (pastas que não podem sofrer descontinuidade dos serviços e funcionarão em regime de plantão) +++ Coritiba, Flamengo, Cruzeiro e Aster estão classificados para as quartas-de-final da Copa São Paulo de Futebol Sub-20, a Copinha. Hoje jogam já pelas quartas-de-final Athetico Paranaense e Novohorizontino (16h) e Corinthians e América (MG), às 20h30 +++ As aulas nas Escola do Legislativo (EL), da Assembleia Legislativa (Ale), que visa a constante qualificação dos servidores deverão ter início no próximo mês de março. A nova grade de cursos está sendo elaborada pela equipe de pedagogia da escola com o comando do diretor-geral, Alexandre Silva +++ A escola dos deputados tem dezenas de cursos de qualificação dos servidores, e também mantém parcerias com câmaras de vereadores, prefeituras, demais órgãos públicos e autarquias municipais, federais e estaduais. Os alunos concluintes dos cursos recebem certificados, e as vagas excedentes são oferecidas para a comunidade e são gratuitos.