Publicada em 12/02/2024 às 11h49
Banda – Como se esperava o desfile da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) em Porto Velho na tarde/noite de sábado (10) levou milhares de foliões para as ruas e avenidas do centro de Porto Velho. Segundo informações, cerca de 200 mil pessoas participaram do tradicional desfile da BVQQ, que tem como símbolo o seu fundador, o inesquecível, irreverente e saudoso Manoel (Manelão) Mendonça, que deve estar orgulhoso da filha Siça Andrade, que mais uma vez conseguiu levar a sua Banda para um desfile monumental e que, a exemplo de os demais ficar na história do Carnaval de Porto Velho. A BVQQ é o maior bloco carnavalesco do Norte do País e o desfile do sábado foi o 44º na sua história. Parabéns à nossa colega Yale Dantas, que foi incansável na área de comunicação da Banda e da presidente Siça, que encaminhou “Nota de Agradecimento”. Na verdade, é Porto Velho, Rondônia e o seu povo, que devem agradecer a Siça por colocar mais uma vez o “bloco na rua”.
Carnaval – O desfile da Banda praticamente abriu o Carnaval em Porto Velho. No domingo (11) a Festa de Momo teve prosseguimento na capital e na noite desta segunda-feira (12) teremos muito Carnaval pelas ruas e clubes, pois o portovelhense é muito chegado à festa e, a maior delas tem sempre enorme participação popular, como o desfile da BVQQ com participação mais de 200 mil pessoas. Nas primeiras noites de Carnaval o índice de violência e criminalidade esteve baixo, o que é muito bom e demonstra, que o policiamento ostensivo-preventivo funcionou de forma eficiente e a expectativa é que assim continue até a Quarta-Feira de Cinzas. É importante que as pessoas saibam, que hoje (12) não é feriado, e sim Ponto Facultativo. Comércio e demais segmentos funcionam normalmente, mas repartições públicas (federais, estaduais e municipais) somente em situações emergenciais. E assim será até às 12h de quarta-feira.
Política – O Carnaval afastou do noticiário a política, que normalmente ocupa a maior parte na imprensa local, regional e nacional. Congresso em recesso, o mesmo ocorrendo com os legislativos estaduais, câmaras de vereadores, que retornam somente na próxima semana. Executivos estaduais e municipais reiniciam as atividades ao meio dia de Quarta-feira de Cinzas. As atividades administrativas da Assembleia Legislativa (Ale) de Rondônia serão retomadas na quinta-feira (15), mas os deputados reabrirão as sessões plenárias ordinárias somente no dia 27, terça-feira, às 15h.
Seleção - O “salto alto” dos de a maioria dos jogadores da Seleção Olímpica do Brasil no Pré-Olímpico na Venezuela levou o time a ser desclassificado pela Argentina, após a derrota (0x1) na noite de domingo (11). Desde os primeiros jogos a maioria de os jogadores demonstrava mais preocupação com a beleza física (cabelos pintados, chuteiras coloridas), toquinhos de calcanhar, jogadas de efeito, que buscar a vitória e a classificação para as Olimpíadas de Paris (julho-agosto). O treinador Ramon Menezes também deixou de forma bem visível que não tem condições de comandar uma seleção pré-olímpica, pois não demonstrou em nenhum momento domínio do grupo. Tecnicamente também foi muito mal e não conseguiu dar um padrão de jogo para a seleção, mesmo tendo jogadores de excelente nível técnico, como Endrick e John Kennedy. Perder para a Argentina não foi um acaso, mas uma demonstração que a equipe brasileira não foi bem conduzida pelo seu treinador.
Fitha - O Fitha (Fundo de Infraestrutura, Transporte e Habitação) é um programa de governo que atende a todos os municípios de Rondônia. O governador Marcos Rocha (UB) anunciou esta semana que neste ano teremos a distribuição de R$ 54 milhões aos 52 municípios do Estado, de forma proporcional. Os repasses do Fitha são de responsabilidade de o Departamento de Estradas de Rodagem-DER, atende às necessidades de cada município e visa a melhoria e adequação da malha viária em busca de melhores condições de trafegabilidade no escoamento das safras agrícolas, da produção pecuária e leiteira, além de a garantia de o ir e vir das pessoas de forma segura.
Respigo
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) participa de forma intensa do Carnaval na sua cidade. Foi presença marcante no desfile da BVQQ no sábado (10) pelas ruas da capital +++ A ex-deputada federal e presidente regional do Republicanos, Mariana Carvalho, esteve presente junto com Chaves no desfile da Banda. Mariana é o nome de Hildon para a disputa à sucessão municipal nas eleições de outubro deste ano +++ Mariana também já foi vereadora em Porto Velho. E concorreu a prefeita, mas não chegou ao segundo turno +++ Além de a movimentação relacionada ao Carnaval, é reduzido circulação de pessoas no comércio da capital. Supermercados, lojas das mais diversas atividades estão com pouca gente nas compras +++ Já os restaurantes apresentam boa movimentação, assim como o Porto Velho Shopping. Além das farmácias que está sempre bem movimentadas.