Publicada em 09/02/2024 às 09h29
A resposta militar de Israel na Faixa de Gaza ao ataque chocante de 7 de outubro perpetrado pelo Hamas foi “exagerada”, afirma o presidente dos EUA, Joe Biden.
“Sou da opinião, como sabem, que a condução da resposta em Gaza, na Faixa de Gaza, foi exagerada”, disse ele aos repórteres na Casa Branca durante um discurso noturno que foi anunciado apenas cerca de duas horas depois. horas antes.
O presidente acrescenta que está “pressionando muito agora” para conseguir uma pausa sustentada nos combates que também possa libertar os restantes reféns em Gaza, raptados a Israel em 7 de Outubro.
“Estou pressionando muito agora para lidar com esse cessar-fogo de reféns”, diz Biden. “Há muitas pessoas inocentes que estão morrendo de fome, muitas pessoas inocentes que estão em apuros e morrendo, e isso precisa parar.”
Os comentários, algumas das críticas públicas mais contundentes de Biden até o momento ao governo do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, ocorrem no momento em que o presidente democrata está sendo cobrado para pressionar Israel a um cessar-fogo.