Publicada em 28/02/2024 às 09h49
Com resfriado, papa Francisco vai para hospital
O resfriado que acompanha o papa Francisco nos últimos dias o forçou a ir para o hospital Gemelli na manhã desta quarta-feira (28/2). Ele ainda participou da audiência geral no Vaticano e chegou a cumprimentar fiéis antes de fazer exames.
Na catequese durante a audiência, Francisco chegou de cadeira de rodas, pediu desculpas por não ter voz suficiente e quem acabou fazendo a fala foi monsenhor Filippo Ciampanelli, da Secretaria de Estado. “Ainda estou um pouco de resfriado”, explicou.
Logo depois, seguiu para o hospital Gemelli. Segundo agências de notícia, foi somente uma “visita”. A assessoria de imprensa da Santa Sé informou que ele fez “alguns exames de diagnóstico” e que “no final regressou ao Vaticano”.
Papa sofre com gripe desde a semana passada
Desde o último sábado, Jorge Bergoglio enfrenta uma gripe que o obrigou a cancelar compromissos também na segunda-feira (26/2). O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, afirmou que o sumo pontífice está bem.
Em abril do ano passado, ele passou três dias no hospital Gemelli devido a uma bronquite. Ele recebeu alta após receber antibióticos intravenosos. Também no ano passado, em novembro, cancelou algumas atividades e uma viagem internacional por problemas respiratórios.
Na verdade, Francisco teve parte de um pulmão removido quando era jovem e ainda morava na Argentina.
Já em julho de 2021, ele passou 10 dias no hospital após uma cirurgia intestinal para estreitamento do intestino. Depois, em junho de 2023, voltou à mesa de cirurgia para reparar uma hérnia abdominal e remover cicatrizes de cirurgias anteriores.