Publicada em 21/02/2024 às 13h44
Pimenta – O deputado estadual e ex-prefeito de Pimenta Bueno, Jean Mendonça (PL) já se preparando para as eleições municipais de outubro próximo, quando serão reeleitos e eleitos prefeitos, vices e vereadores. Em entrevista ao site “Extra de Rondônia”, de Vilhena, Jean, que é irmão do ex-deputado estadual Kaká Mendonça, adiantou que o seu grupo político está sim, preocupado e discutindo as eleições deste ano e que vários nomes, inclusive o seu, está sendo analisado para que seja montada m forte nominata para concorrer à sucessão municipal este ano. Questionado sobre a possibilidade de enfrentar as urnas este ano, na busca de mais um mandato a prefeito, disse que seu nome foi ventilado, mas que o seu projeto é cumprir o mandato de deputado estadual. Citou que o grupo tem bons nomes, como Marcos Ranulfo, vereador Sérgio Tobias, além de outros. Mas seu nome é bastante comentado para concorrer a prefeito.
Rondônia – Um dos programas de maior importância do Governo do Estado é o Rondônia Cidadã, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), que tem a primeira dama, Luana Rocha no comando. O programa aplicado em municípios polos do Estado, em finais de semanas proporciona agilidade no acesso a serviços fundamentais nas áreas social educação, saúde, segurança que visam o bem-estar das famílias rondonienses. O deputado estadual, delegado Lucas Torres (Progressistas-Ariquemes) solicitou a realização do Rondônia Cidadã em nove municípios: Nova Mamoré, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Guajará-Mirim, Monte Negro, Nova Mamoré e Rio Crespo.
Cidadã – O programa do governo estadual, segundo o deputado Lucas Torres, “assegura que muitos serviços estejam acessíveis para a população, independentemente de sua localização ou condição social”, e destacou que o apoio para emissão de documentos pessoais, orientação sobre trabalho, emprego e renda, relações de consumo, assistência Social e saúde, educação de trânsito, dentre outras ações, ”é uma contribuição da maior importância para a garantia dos direitos civis e a identificação dos cidadãos”. A unificação no atendimento direto à população pelo programa da Seas abrangendo autarquias, empresas públicas e fundações e serviços de outros poderes, tudo disponibilizado para a população em dois dias seguidos de muito trabalho garante atendimento diversificado, rápido e eficiente.
Eleição – A população de Candeias do Jamari, município distante cerca de 20km de Porto Velho terá eleição suplementar para escolha de prefeito e vice em julho próximo. O prefeito eleito em 2020, Valteir Queiroz (Patriota) foi cassado, o vice, Toninho Cerejeiras (PSB) também e o município está sendo administrado, interinamente, pelo presidente da câmara, vereador Aussemir Almeida (PSB). O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu na terça-feira (19), que a população de Candeias, pois há tempo suficiente para a nova gestão se estabelecer antes das eleições municipais (prefeito, vice e vereador) em outubro próximo e sugeriu a data de 9 de junho. Nos últimos sete anos Candeias já teve seis prefeitos em razão de assassinato (Chico Pernambuco em 2017) e cassações de mandatos.
Saúde – Porto Velho é um município de enorme área territorial (mais de 34 mil km quadrados), superior a alguns estados e muitos países. O município também é rico em água e cortado por muitos rios, inclusive o Madeira, um dos mais importantes do planeta. No domingo (18) o Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho partiu da capital para uma jornada de nove dias para os distritos de Calama, Nazaré, São Carlos e mais 12 comunidades ribeirinhas. O barco com 30 profissionais disponibiliza atendimentos médico com clínico geral, ortopedista, ginecologista e pediatras, além de corpo de serviços de enfermagem, vacinação, educação em saúde, disponibilidade de medicamentos, puericultura, exames laboratoriais básicos e atendimento psicológico. O projeto criado pela Secretaria de Saúde (Semusa) em 2004 permaneceu paralisado durante anos e foi revitalizada na administração do prefeito Hildon Chaves (PSDB), que está no último ano do segundo mandato consecutivo.
Respigo
Com decisão de o TRE-RO de realizar eleição suplementar em Candeias do Jamari, conforme nota acima, os eleitores do município terão que votar duas vezes para escolha do prefeito e vice este ano. A primeira em 9 de junho, se a data sugerida pela Corte Eleitoral for acatada e segunda em 6 outubro, quando serão realizadas eleições a prefeito, vice e vereador +++ Quem for eleito na suplementar poderá concorrer à reeleição em outubro próximo. Só que mesmo sendo prefeito durante alguns meses um novo mandato conquistado em outubro não dará legalidade para concorrer em 2028, porque será a busca de um terceiro mandato +++ EA proposta do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) para o fim da reeleição deverá entrar na pauta do Congresso Nacional no primeiro semestre deste ano. Kajuru também propõe a ampliação do mandato de presidente da República, governadores e prefeitos para cinco anos.