Publicada em 15/02/2024 às 14h54
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira que desmantelou uma rede de hackers que fornecia informações secretas americanas ao governo russo.
"Pela segunda vez em dois meses, impedimos que hackers patrocinados pelo Estado [russo] lançassem ataques cibernéticos fingindo serem roteadores americanos comprometidos", disse a vice-procuradora-geral do país, Lisa Monaco, em comunicado.
De acordo com o órgão, esta operação, autorizada em janeiro deste ano, neutralizou uma rede com centenas de roteadores domésticos controlados pela inteligência russa e usados "para ocultar e permitir uma série de crimes".
"Neste caso, os serviços de inteligência russos recorreram a grupos criminosos para ajudá-los a atingir os roteadores domésticos e de escritórios, mas o Departamento de Justiça desativou o esquema", adiantou o procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, na mesma nota.
O responsável ainda assegurou que os EUA continuam a buscar deter os ataques cibernéticos do governo russo tanto contra o país quanto contra seus parceiros, incluindo a Ucrânia.
Entre os crimes registrados verificaram-se "ataques de spearphishing e campanhas semelhantes de coleta de credenciais contra alvos de interesse de inteligência para o governo russo, como governos dos EUA, estrangeiros e organizações militares, de segurança e empresariais".