Publicada em 28/02/2024 às 08h10
COLUNA FALANDO SÉRIO – O Borgen Marcos Rocha
A série Borgen: o Reino, o Poder e a Glória, disponível na Netflix, conta a história dos Jogos Políticos na Dinamarca. Essa série revela os bastidores dos espaços do poder e de tomada de decisões não só do país em voga, mas de qualquer outro país em relação a quem ascende ao poder, dos jogos de interesses, da construção de alianças e das relações sociais que mudam – amigos do cargo. A série narra a trajetória de uma candidata de centro com pouca popularidade que contra todas as deduções e possiblidades de ganhar uma eleição, acaba sendo eleita como a nova primeira-ministra da Dinamarca, mudando completamente o cenário político do país. Assim foi na vida real aqui no estado de Rondônia, o candidato neófito e azarão na corrida eleitoral, Coronel Marcos Rocha (UB), ganhou para governador nas eleições de 2018 e se reelegeu no pleito de 2022. Vale lembrar que o Coronel Rocha surfou na crista da onda da extrema-direita liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), desbancando os velhos caciques da política rondoniense.
Na Tribuna
O Governador Coronel Marcos Rocha (UB) na Tribuna da Assembleia Legislativa na tarde de ondem (27), ao ler a sua mensagem, recordou as adversidades vividas durante a sua vida até chegar ao Governo de Rondônia, fez um balanço do seu primeiro ano de governo depois de reeleito e anunciou novas metas para realizar no ano em curso. Inclusive, prometeu ações para reduzir a pobreza em Rondônia.
Indireta
Durante a abertura do ano legislativo e ocupando a Tribuna da ALERO, o governador Coronel Marcos Rocha, em determinado momento do seu discurso disse: “Eu não bebo e não vou causar vexame em nenhuma festa senhoras e senhores, e não vou ser agredido por ninguém em nenhuma festa, tomando um soco, vou trabalhar sempre de forma digna pelo meu estado [...]”. A frase foi uma indireta ao senador Marcos Rogério (PL) que se envolveu em uma briga com o ex-deputado Léo Moraes (Podemos) numa festa em Brasília.
Burburinho
A indireta do Governador Coronel Marcos Rocha (UB) causou estranheza e burburinho da classe política, judiciária, autoridades, jornalistas e populares sentados na galeria da Casa de Leis. Para quem acompanha o Governador Rocha e o conhece pessoalmente, sabe que não é do seu feitio, não é da sua personalidade, da sua disciplina e do seu aprendizado político tal ação.
Entenda
Por que a indireta do Governador Coronel Marcos Rocha (UB) ao senador Marcos Rogério? Esse último é o presidente estadual do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, como todos sabem, Rondônia é um dos principais redutos do bolsonarismo do país (70%), portanto, o PL deverá fazer o maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, por gravidade, Rogério deverá sair fortalecido do próximo pleito eleitoral municipal. Como o Governador Rocha é a maior liderança do União Brasil em Rondônia, precisa fazer frente ao PL como forma de mitigar o crescimento da legenda bolsonarista nas eleições municipais e se cacifar para o pleito eleitoral de 2024.
Vai querer
Pode-se concluir que a indireta do Governador Coronel Marcos Rocha (UB) é o sinal que vai se desincompatibilizar do Governo de Rondônia para disputar uma das duas vagas ao Senado da República no pleito eleitoral de 2026. Pelo tamanho da indireta, Rocha vai querer a vaga do senador Marcos Rogério (PL).
Emenda
Alunos do Campus do IFRO de Ariquemes marcaram presença no dia de ontem (27) na abertura do ano legislativo da ALERO, a visita foi para pedir a destinação de emenda parlamentar para subsidiar o transporte escolar da cidade de Ariquemes até o Campus que fica localizado na área rural. De pronto, o deputado estadual Delegado Lucas Torres (PP), se comprometeu em trabalhar por uma emenda coletiva no valor de R$ 400 mil reais para subsidiar e assegurar o transporte dos alunos.
Entrega
Em apenas dois dias, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), entregou 25 toneladas de calcário aos produtores rurais dos municípios de Candeias do Jamari e Monte Negro. O Calcário quando aplicado ao solo, neutraliza a acidez, eleva o PH e promove um ambiente mais adequado para o crescimento das plantações. Tal ação possibilita o aumento da produtividade e lucratividade com a terra, por sua vez, fortalecer a agricultura familiar.
Parlamento Amazônico
O deputado Laerte Gomes é empossado amanhã no Plenário da ALERO (29), como novo presidente da Mesa Diretora do Parlamento Amazônico (Biênio 2024/2025). Já o deputado estadual Ismael Crispim (MDB) será o presidente do Conselho Fiscal e das secretarias temáticas do Parlamento Amazônico, o Deputado Jean Mendonça será o Secretário da Juventude; deputado Marcelo Cruz ocupará a Secretaria de Assuntos Ligados a Suframa e, o deputado Lucas Torres, assume a Secretaria de Segurança Pública.