Publicada em 16/02/2024 às 14h26
A esposa de Alexei Navalny, principal crítico do presidente russo Vladimir Putin, discursou na 60ª Conferência de Munique, que começou nesta sexta-feira (16/2), após a morte de seu marido na prisão do distrito autônomo de Yamal-Nenets.
Yulia Navalnaya convidou a comunidade global a “se unir e derrotar esse regime horrível que controla a Rússia”.
“Não podemos acreditar em Putin e no seu governo. Eles mentem constantemente. Mas se for verdade, se isso for verdade, quero que Putin e todos ao seu redor saibam que serão responsabilizados por tudo o que fizeram ao nosso país, à minha família e ao meu marido. Esse dia chegará muito em breve”.
O líder da oposição a Putin, Alexei Navalny, morreu na prisão na manhã desta sexta. Em agosto de 2023, a Justiça russa condenou Navalny a 19 anos de prisão por extremismo. Segundo a acusação, ele teria criado uma comunidade extremista e financiado atividades de mesmo cunho político.
“O preso A.A.Navalny sentiu-se mal depois de uma caminhada e quase imediatamente perdeu a consciência na colônia correcional nº 3, em 16 de fevereiro”, escreveu o jornal Moscow Times, afirmando que a informação veio do serviço penitenciário da Rússia.
Em seu site oficial, o serviço penitenciário afirmou que uma equipe médica da instituição chegou imediatamente ao local, sendo chamado um outro grupo de emergência para ajudar.
“Todas as medidas de reanimação necessárias foram realizadas, mas não produziram resultados positivos. Médicos de emergência confirmaram a morte do condenado. As causas da morte estão sendo estabelecidas”, conclui o texto.