Publicada em 05/02/2024 às 14h00
Igrejas/Saúde – Dados do IBGE, Censo de 2022 de Rondônia apresentam dados significativos, curiosos, mas também preocupantes. Por exemplo: o Estado tem mais templos religiosos, que unidades de saúde. Segundo o IBGE, o Estado tem 206 pessoas para caga igreja, não importando a religião. Já para as escolas, são cerca de 835 pessoas e de 820 por hospital. Também foram contabilizados 1.893 estabelecimentos de ensino e uma unidade para cada 835 habitantes. Governador Jorge Teixeira, 333,37 habitantes para cada unidade de ensino e Cujubim 1.857.87 habitantes também para cada unidade de ensino. Os dados são importantes para que os poderes Executivo e Legislativo do Estado, prefeitos e vereadores possam tem um perfil real de cada município e investir na melhoria da qualidade de vida da população priorizando a saúde e a educação.
Trânsito – Porto Velho tem muitos problemas como de saneamento básico, que é precário, talvez um dos piores do Brasil. A rede de esgoto, por exemplo, atende a cerca de 3% da população da capital e a “estação de tratamento” é o Rio Madeira. Outro problema grave é o trânsito, violento, mal sinalizado, pouco fiscalizado, perigoso, pois apresentada elevado índice de acidentes, a maioria envolvendo motoqueiros, que não respeitam sinalização, semáforos, placas e limite de velocidade. A fiscalização e orientação deficiente, prioriza a multa, a punição, pois a meta seria de faturar e não de organizar. Mas nem tudo está perdido, pois a direção de a Secretaria Municipal de Trânsito, a Semtran, sinaliza que está disposta a investir na organização do complicado, confuso e violento trânsito de Porto Velho.
Trânsito II – Estão sendo instalados em pontos estratégicos da capital câmaras de segurança, ou seja, um sistema de monitoramento do trânsito em 14 cruzamentos estratégicos da capital, onde estatísticas apresentam maior volume de acidentes violentos, inclusive com óbitos. A medida atende determinação do Governo Federal, que condiciona a redução de acidentes com mortos e feridos na área urbana “para a liberação de recursos para investimentos no trânsito e mobilidade”, segundo o secretário da Semtran, Anderson Pereira. As câmeras de segurança, que já estão sendo instaladas visam flagrar motoristas e motociclistas, que não respeitarem faixa de segurança, semáforos, placas de sinalização, limites de velocidade.
Banda – O assunto da pauta nos últimos dias é o Carnaval, porque pouco se comenta sobre política. E a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), maior bloco carnavalesco da Região Norte centralizam as atenções sobre a Festa de Momo, que já começou com desfiles de blocos em Porto Velho, na última semana. Os abadás da BVQQ estão sendo entregues a partir de hoje (5) e as vendas continuam na sede da banda na Avenida Joaquim Nabuco, 2.368, Centro da Capital. O abadá dá direito ao desfile dentro do cordão de isolamento. Quem já estiver com o ticket pode trocar pela camisa e, quem pretenda comprar o custo é de R$ 100. O desfile da BVQQ será no sábado (10) às 17h e a concentração a partir das 15h na Praça da Três Caixas D´Água.
Alta Floresta – Apesar de o recesso legislativo, o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (Sem Partido), está atendendo as lideranças políticas, sociais e agrícolas, para saber das demandas nos municípios. Na última semana o prefeito de Alta Floresta do Oeste, Gio Damo e o vice, Robson Ugolini, ambos do Podemos, além de o secretário de Administração Finanças e Planejamento Cleber Assis estiveram com o presidente Marcelo Cruz na Ale, para discutir investimentos no município. “Nosso trabalho é contínuo e com foco em estabelecer essas conexões com os prefeitos para que possamos impactar a vida da população e contribuir com o desenvolvimento do município”, disse Marcelo Cruz, que já disponibilizou mais de R$ 4,3 milhões em emendas parlamentares a Alta Floresta.
Respigo
Coerente a decisão de prorrogação para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano-IPTU, do prefeito de Porto Velho, Hildon chaves (PSDB) +++ O pagamento efetuado em cota única até dia 31 de janeiro com 10% de desconto poderá ser executado até o final deste mês de fevereiro, que tem somente 29 dias +++ Quem tem dúvidas deverá busca informações em quatro endereços disponibilizados pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz). O atendimento está disponibilizado na sede da Semfaz, Avenida Sete de Setembro, 744, (centro); Biblioteca Viveiro de Letras, Avenida Jatuarana (Bairro Cohab); Praça CEU, Rua Antônio Fraga Moreira (Bairro JK) e no Tudo Aqui, no Porto Velho Shopping +++ O horário de atendimento é das 8h às 14h. No Tudo Aqui das 10h às 20h +++ E o Palmeiras mais uma vez demonstra a incapacidade de a maioria dos seus jogadores, que não sabe bater pênaltis. Além do goleiro Weverton, que não é um bom pegador de pênaltis, os demais jogadores são péssimos na hora da cobrança da falta máxima, que ficou evidente na derrota contra o São Paulo, no domingo (4) +++ Nas decisões mais recentes o Palmeiras venceu somente uma, porque o adversário conseguiu ser pior. O Palmeiras continua sendo um time limitado em suas ações, e sem um jogador técnico para comandar as jogadas no meio de campo e, nem mesmo seu melhor atleta, Rafael Veiga, responsável pela cobrança de pênaltis é eficiente, mas apenas o “menos pior”.