Publicada em 15/03/2024 às 08h30
A sucessão do prefeito Hildon Chaves (PSDB) mexe com a sede de poder de alguns que desejam sentar na cadeira de prefeito no Prédio do Relógio. Reuniões, ligações, troca de mensagens e vários outros movimentos estão acontecendo nos bastidores do poder, inclusive, muita especulação e fakenews em torno dos possíveis candidatos à prefeitura de Porto Velho. Discutir a sucessão do prefeito Hildon Chaves não tem nada de mais, faz parte do jogo do poder, por sua vez, está colocando alguns para sonhar e tirando o sono de tantos outros. No livro de minha autoria “Marketing Eleitoral: é candidato? Seja um vencedor!”, eu escrevo que “ganha eleição quem erra menos”, daí o candidato com sede de poder tende a erra muito e, geralmente, de favorito, torna-se o grande perdedor. Concluo dizendo que a sede de poder faz muita gente ficar cego, ignorar nuances, evidências ou perspectivas alternativas, daí separei uma passagem bíblicas para os que têm sede de poder abrir os olhos e servir como advertência contra a ambição egoísta de querer participar a todo custo do jogo eleitoral.
Adverte
A Bíblia volta e meia adverte contra a busca de poder e riqueza de forma ambiciosa, motivos egoístas e uso de métodos injustos para satisfazer o seu ego pessoal. Em Tiago 3:16 diz: “Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há desordem e toda espécie de males.” Esse versículo ressalta como a ambição pode levar o ser humano a resultados negativos.
Expulsão
Os membros da Executiva Nacional do União Brasil decidiram, na quarta-feira (13), abrir um processo de afastamento e expulsão do deputado e atual presidente do partido, Luciano Bivar. Pesa sobre ele acusações de autorizar a desfiliação de deputados do Rio de Janeiro sem consultar a Executiva Nacional do partido.
Fakenews
Os possíveis atos unilaterais do ex-presidente e deputado Luciano Bivar, podem ser cancelados pelo presidente eleito da sigla, o advogado Antônio Rueda, com os demais dirigentes nacionais da sigla. Portanto, é fakenews publicar que o deputado Luciano Bivar expulsou ou deu carta de anuência para o deputado federal Fernando Máximo deixar o partido União Brasil, no sentido de possibilitar sua filiação ao PL, consequentemente, disputar a prefeitura de Porto Velho.
Rito
O presidente do partido, para expulsar qualquer filiado ou mandatário de um partido, precisa reunir os membros do Diretório – em qualquer escala de poder, para instaurar o rito processual de expulsão conforme o Estatuto da legenda. Para desfiliação partidária via carta de anuência, é preciso também reunir os dirigentes partidários para autorizar a mesma requerida pelo mandatário.
Queda
O indivíduo que leu “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel e “As 48 Leis do Poder” de Robert Greene, compreender que a sede de poder temporal produz a ciranda de ascensão e queda de líderes autoritários ou carismáticos. Neste caso, a ambição do deputado Federal Fernando Máximo (União) alimentada por forças ocultas, para se envolver na disputa pela prefeitura de Porto Velho, precede a queda.
Espera
Uma fonte ligada ao senador Marcos Rogério e presidente estadual do PL em Rondônia, informou que o Diretório municipal da legenda bolsonarista não está anotado no TRE-RO, devido à espera da decisão do médico Fernando Máximo jogar fora o mandato de deputado federal para se filiar na legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro e disputar a prefeitura de Porto Velho.
Condição
O deputado federal Fernando Máximo para trocar de partido sem perder o mandato, só via expulsão, carta de anuência ou via justiça. Mas a condição imposta pelo parlamentar para jogar fora o mandato e “ir para o tudo ou nada” no sentido de disputar a prefeitura de Porto Velho pela sigla bolsonarista, é assumir a presidência do Diretório municipal e ser ungido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como sendo seu candidato oficial ao Prédio do Relógio.
Grau
Dificilmente o ex-presidente Jair Bolsonaro anuncie apoio a outro candidato que não seja a ex-deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos). Tanto Bolsonaro, como Michelle Bolsonaro e os filhos – Eduardo e Flávio, devido ao grau de intimidade, chamam carinhosamente Mariana de Mari. Entretanto, caso o PL tenha candidatura própria, acredito que o ex-presidente Bolsonaro ficará neutro como ficou na disputa entre Marcos Rocha e Marcos Rogério nas eleições passadas.
Outros
Falando em PL, a legenda já conta com três possíveis nomes para disputar a prefeitura de Porto Velho. O deputado federal Coronel Chrisóstomo afirma que é o pré-candidato a prefeito da sigla bolsonarista. Já a base bolsonarista dentro do partido discute outros nomes, a exemplo do ex-vereador Jaime Gazola e do advogado e empresário Valdir Vargas.
Cabeça
O prefeito Hildon Chaves (PSDB) já tem a cabeça de chapa com Mariana Carvalho (Republicanos) na disputa pela sua sucessão no Prédio do Relógio, daí é dado como certo o Governador Coronel Marcos Rocha indicar o nome do candidato a vice-prefeito na chapa, portanto, o vice deverá ser do União Brasil.
Conto
A deputada Silvia Cristina e o senador Jaime Bagatolli, ambos do PL, não vai se filiar no PP do ex-governador Ivo Cassol. Tudo não passa de especulação e fakenews, não existe janela partidária para Silvia deixar a legenda bolsonarista e o senador Bagatolli negou também a intenção de deixar a sigla, o restante conto na segunda (18).
Movimento
Ninguém está dando atenção ao movimento da juíza aposentada Euma Mendonça Tourinho. Ela se descreve nas suas redes sociais como “brasileira”, rondoniense de coração, casada, mãe do Lucas, juíza de direito, presidente da Ameron, apaixonada por Rondônia e pelo Brasil. Euma se aposentou há duas semanas e também deixou presidência da Associação dos Magistrados de Rondônia — Ameron.
Patriota
A magistrada Euma Tourinho, presente na sessão que foi votado o seu pedido de aposentadoria, agradeceu as manifestações dos colegas magistrados. Emocionada, se disse honrada pelas homenagens. Vale lembrar que a juíza aposentada Euma Tourinho foi a primeira mulher a presidir a Ameron; é envolvida em projetos sociais; participava de um quadro nas telinhas da Rede Globo e se posiciona nas redes sociais como patriota.
Destino
Caso a juíza aposentada Euma Tourinho tenha pedido aposentadoria com inspiração política e seja pré-candidata a prefeita de Porto Velho num partido de Esquerda, poder ter o mesmo destino eleitoral do Coronel Ronaldo Flores. Mas caso se filie num partido de Centro ou de Direita, tem grandes chances de se tornar o fenômeno “Hildon Chaves de saia das eleições de 2016”, no pleito eleitoral de outubro próximo.
Incursão
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia – ALERO, deputado estadual Marcelo Cruz, já comanda o Solidariedade, agora conta com mais um partido sob sua direção, dessa vez é o PRTB. O presidente estadual da sigla de Direita será o seu pai, o líder religioso Ivanildo Cruz. Esta é a primeira incursão do Pastor Ivanildo na esfera política.
Influência
O deputado Marcelo Cruz exerce forte influência também do DC e no Agir, portanto, somado ao Solidariedade e PRTB, quatro partidos estão no seu entorno igual os anéis de saturno. Em face disso, assessores próximos do deputado Marcelo alardeia que o grupo lançará 80 candidatos a vereadores na capital no intuito de eleger 08 vereadores. Essa conta não fecha e não vai sobrar muitas cadeiras para os outros partidos. Devo lembrar aos entusiastas que eleição de vereador não é eleição para Conselho Tutelar.