Publicada em 21/03/2024 às 10h49
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento de R$ 141,5 milhões para as pesquisas e inovações realizadas por uma farmacêutica brasileira. A Althaia S.A. A Indústria Farmacêutica vai investir no desenvolvimento de 16 medicamentos genéricos, todos inéditos no país, para diferentes classes terapêuticas.
O financiamento é realizado pelo programa BNDES Mais Inovação, e está destinado ao plano de inovação da empresa no período de 2024 a 2027. Além dos 16 genéricos, o financiamento irá promover pesquisa em medicamentos que não existem no mercado brasileiro e serão importantes para facilitar o acesso e a aderência ao tratamento de doenças crônicas.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luís Gordon, a nova política industrial fortalece a capacidade inovadora da indústria farmacêutica brasileira. “A população é quem ganha com redução potencial de preços em função da concorrência, com a introdução de novos medicamentos no mercado”, afirma.
Centro de pesquisa
Foi por causa de um financiamento do banco, no valor de R$ 70 milhões, que a farmacêutica construiu um novo centro de pesquisa em Atibaia (SP). Ao ser finalizado, o projeto pretende ampliar em cinco vezes a área dedicada às atividades de pesquisa e inovação.
O banco e a empresa buscam criar 200 empregos, incluindo os profissionais de pesquisa e desenvolvimento e parte da equipe de apoio necessária.