Publicada em 06/03/2024 às 08h48
A Venezuela marcou as eleições presidenciais para 28 de julho, atendendo aos termos acordados entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição. A data do pleito foi anunciada por Elvis Amoroso, presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), nesta terça-feira (5/3).
“Um cronograma eleitoral que contempla todos os requisitos constitucionais, legais e técnicos para realizar as eleições presidenciais do ano de 2024. Sendo aprovado, eleição presidencial de 2024 no dia 28 de julho do presente ano”, anunciou Elvis Amoroso.
Tradicionalmente, as eleições na Venezuela são realizadas em dezembro. A data do pleito deste ano, no entanto, irá acontecer no aniversário de Hugo Chávez, ex-presidente do país e sucessor de Nicolás Maduro.
De acordo com o presidente do CNE, a campanha eleitoral dos candidatos está prevista para acontecer entre 4 e 25 de julho. Os eleitores venezuelanos devem regularizar o registro até 16 de abril.
Lula e Nicolás Maduro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com Nicolás Maduro durante a Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) no começo de março, onde discutiram as eleições presidenciais e a disputa por Essequibo.
O líder venezuelano, segundo o Palácio do Planalto, disse ter articulado um “amplo acordo com partidos de oposição na Assembleia Nacional”.